Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tesouro no valor de 1 milhão foi encontrado após 10 anos e quatro mortes

Pistas foram deixadas por milionário norte-americano num poema. Arca tinha objetos preciosos no valor de 1 milhão de dólares.

Notícias ao Minuto

11:01 - 14/06/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Milhares de pessoas investiram poupanças e despediram-se dos seus empregos, ao longo de dez anos, para tentar encontrar a arca que o colecionador Forrest Fenn escondeu nas Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos. Ninguém conseguia e quatro pessoas morreram a tentar. Até agora.

O milionário do Novo México confirmou ao jornal Santa Fe New Mexican que um homem "do Leste" - não fornecendo a sua identidade - conseguiu encontrar a sua arca, exatamente onde a tinha deixado há mais de dez anos. Lá dentro, segundo o próprio, estavam moedas em ouro, jóias antigas com rubis e esmeraldas, entre outros objetos, no valor de mais de 1 milhão de dólares (890 mil euros).

Recorde-se que Fenn teve a ideia para esta caça ao tesouro em 2008, no pico da crise, como forma de dar algum ânimo às pessoas. Colocou mais de dez quilos de objetos valiosos numa arca de nove quilos (fê-lo em duas viagens ao local) e deixou as pistas num poema com 24 versos, na autobiografia 'The Thrill of the Chase' ("a emoção da procura"), publicada em 2010.

E onde estava a arca? "Estava debaixo de um sobrecéu de estrelas, na frondosa vegetação das Montanhas Rochosa, e não tinha sido mexido do local onde o escondi há mais de dez anos", disse o colecionador de 89 anos de idade, citado pela BBC. A identidade do sortudo explorador não foi revelada a pedido do mesmo, mas Fenn garante que foi encontrado, tendo-lhe este enviado imagens da arca.

Quando questionado sobre como se sentia, agora que a arca foi encontrada, Fenn mostrou-se ambivalente: "Não sei, sinto-me meio feliz meio triste, porque a procura acabou".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório