Londres cria estruturas para proteger estátuas de manifestantes

Medida visa impedir atos de vandalismo.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Andrea Pinto
12/06/2020 10:48 ‧ 12/06/2020 por Andrea Pinto

Mundo

Racismo

As autoridades britânicas estão a criar estruturas para proteger algumas das estátuas e monumentos mais emblemáticos da cidade, como a estátua de Churchill e o memorial de guerra Cenotaph.

Durante a noite, vários trabalhadores estiveram a montar plataformas que visam proteger estes monumentos dos protestos contra  o racismo, que estão agendados para o fim de semana.

O presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, afirmou que apesar de as manifestações na cidade, até ao momento, terem sido maioritariamente "pacíficas", tomou-se a decisão de cobrir temporariamente os monumentos, para evitar que estes sejam alvo de vandalismo, como já aconteceu noutras cidades. 

Sadiq Khan diz-se ainda "extremamente preocupado" com o risco de violência na cidade, entre os manifestantes e grupos de extrema-direita que planeiam sair também à rua, pelo que apelou para que os defensores da causa 'Black Lives Matter' se mantenham em casa durante os próximos dias. 

Recorde-se que vários manifestantes têm saído à rua em protestos contra o racismo e à violência, na sequência da morte de George Floyd, às mãos da polícia, nos EUA. Na sequência dessas manifestações, vários têm sido também os atos de vandalismo, tendo em várias cidades, incluindo Lisboa, várias estátuas associadas à escravatura, sido vandalizadas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas