Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Londres cria estruturas para proteger estátuas de manifestantes

Medida visa impedir atos de vandalismo.

Notícias ao Minuto

10:48 - 12/06/20 por Andrea Pinto

Mundo Racismo

As autoridades britânicas estão a criar estruturas para proteger algumas das estátuas e monumentos mais emblemáticos da cidade, como a estátua de Churchill e o memorial de guerra Cenotaph.

Durante a noite, vários trabalhadores estiveram a montar plataformas que visam proteger estes monumentos dos protestos contra  o racismo, que estão agendados para o fim de semana.

O presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, afirmou que apesar de as manifestações na cidade, até ao momento, terem sido maioritariamente "pacíficas", tomou-se a decisão de cobrir temporariamente os monumentos, para evitar que estes sejam alvo de vandalismo, como já aconteceu noutras cidades. 

Sadiq Khan diz-se ainda "extremamente preocupado" com o risco de violência na cidade, entre os manifestantes e grupos de extrema-direita que planeiam sair também à rua, pelo que apelou para que os defensores da causa 'Black Lives Matter' se mantenham em casa durante os próximos dias. 

Recorde-se que vários manifestantes têm saído à rua em protestos contra o racismo e à violência, na sequência da morte de George Floyd, às mãos da polícia, nos EUA. Na sequência dessas manifestações, vários têm sido também os atos de vandalismo, tendo em várias cidades, incluindo Lisboa, várias estátuas associadas à escravatura, sido vandalizadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório