Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Trump autoriza sanções económicas contra responsáveis do TPI

O Presidente norte-americano, Donald Trump, autorizou a imposição de sanções económicas a qualquer responsável do Tribunal Penal Internacional (TPI) que investigue militares norte-americanos ou os acuse "sem o consentimento dos Estados Unidos", anunciou hoje a Casa Branca.

Trump autoriza sanções económicas contra responsáveis do TPI
Notícias ao Minuto

16:42 - 11/06/20 por Lusa

Mundo Trump

"Apesar dos apelos repetidos dos Estados Unidos e dos nossos aliados para uma reforma, o TPI não fez nada para se reformar e continua a fazer inquéritos motivados politicamente contra nós e contra os nossos aliados, como Israel", afirmou a porta-voz do Presidente em comunicado.

Esta decisão surge depois de em março o tribunal de Haia ter autorizado a abertura de um inquérito por crimes de guerra e crimes contra a humanidade no Afeganistão, apesar da oposição da administração Trump.

O inquérito solicitado pela procuradora Fatou Bensouda visa averiguar, entre outros, alegados abusos de soldados norte-americanos no país, onde os Estados Unidos mantêm uma presença militar desde 2001. Foram também feitas alegações de tortura contra a CIA.

Inicialmente, os juízes do TPI tinham recusado autorizar a investigação após uma ameaça de sanções dos Estados Unidos, que não fazem parte do TPI.

O Presidente norte-americano "autorizou também a extensão das restrições de visto" para os responsáveis e seus familiares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório