Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Organização terrorista. Funcionário do consulado dos EUA condenado

Um funcionário do consulado dos EUA em Istambul foi hoje condenado por um tribunal da Turquia a oito anos e nove meses de prisão por pertencer a uma organização terrorista armada, informou a agência de notícias estatal.

Organização terrorista. Funcionário do consulado dos EUA condenado
Notícias ao Minuto

14:35 - 11/06/20 por Lusa

Mundo Terrorismo

Metin Topuz, tradutor e assistente da Agência Antidrogas dos EUA, está preso desde 2017, acusado de ligações com o clérigo turco Fethullah Gulen, nos EUA.

O Governo turco culpa Gulen pela tentativa de golpe de 2016 e considera a sua rede uma organização terrorista.

As acusações foram baseadas em contactos de Metin Topuz com oficiais da polícia que se acredita serem membros da rede de seguidores de Gulen.

Topuz manteve a declaração de inocência durante todo o julgamento e deve recorrer do veredicto.

Topuz disse ao tribunal ter contactado com a polícia turca, paramilitares e funcionários da alfândega no âmbito do seu trabalho, e que desconhecia o seu envolvimento em atos criminosos.

"Como parte do meu dever com a DEA, sob as instruções e observação dos meus superiores, tive milhares de contactos com 309 policias para prevenir crimes", disse Topuz, citado pela agência estatal Anadolu, negando ter cometido qualquer crime ou relações com a rede de Gulen.

Gulen, que está desde 1999 em exílio, nos EUA, nega o envolvimento na tentativa de golpe, que matou cerca de 250 pessoas e feriu outras 2.000.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório