Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Calamidade continua até final do mês; Mais 421 casos por cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Calamidade continua até final do mês; Mais 421 casos por cá
Notícias ao Minuto

08:17 - 09/06/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

O Governo aprova esta terça-feira o Orçamento Suplementar, diploma que visa responder à crise económica provocada pela Covid-19, prevendo uma queda do produto de 6,9% e necessidades de financiamento extra na ordem dos 13 mil milhões de euros.

Portugal registou ontem mais seis óbitos relacionadas com a Covid-19 e mais 192 novos casos de Covid, totalizando desde o início da pandemia 1.485 mortos e 34.885 infetados, segundo dados do último boletim da Direção-Geral da Saúde.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo (13.222), onde se tem registado maior número de surtos, há mais 149 casos de infeção (+1,1%). A região Norte continua a registar o maior número de infeções.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h36 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as atualizações sobre o novo coronavírus aqui.

15h00 - As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 23:59 de 30 de junho devido à pandemia da doença covid-19, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros. O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23:00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de covid-19 e este controlo terminava na próxima segunda-feira.

14h51 - diretora-geral de Saúde negou hoje que esteja a ser "equacionado o regresso dos adeptos" aos estádios de futebol até ao fim da época, notando que as decisões nesta matéria têm sido tomadas "em diálogo com a federação".

14h45 - A Torre Eiffel, o monumento mais visitado do mundo, reabrirá em 25 de junho, depois de mais de três meses fechada ao público devido à pandemia do novo coronavírus, 

14h30 - A situação de calamidade no país devido à pandemia de covid-19 vai continuar até ao final do mês de junho devido aos feriados, festejos dos santos populares e reabertura das fronteiras aéreas, anunciou António Costa.

14h12 - O presidente da Tanzânia anunciou que o país está livre da Covid-19, noticia a CNN. John Magufuli diz que o país erradicou o novo coronavírus "pela graça de Deus" mas pediu para que os cidadãos continuem a tomar precauções. 

14h03 - Os Açores continuam sem qualquer caso positivo ativo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Segundo o comunicado diário da entidade de Saúde local, "as 310 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas não revelaram novos casos positivos de covid-19".

13h58 - Cabo Verde confirmou mais 18 pessoas infetadas com o novo coronavírus, todas na ilha de Santiago, elevando o acumulado de casos desde 19 de março a 585.

13h45 - Na sequência da conclusão da OMS que dá conta de que doentes assintomáticos não são um risco para a propagação da Covid-19, Graças Freitas lembrou que isso "já tem sido apontado em vários estudos", mas lembra, mais uma vez, que é preciso olhar para estes estudos com "muita calma". 

"Temos que olhar com alguma cautela para estes estudos mas estão de encontro ao que já se pensava: os assintomáticos têm menor carga viral e, portanto, menos capacidade de transmitir [a doença] a outros. É uma boa noticia se se vier a comprovar com mais estudos. Esperemos que sim porque alivia as medidas e a realização de testes", considerou a diretora-geral de Saúde.  

13h43 - Já começou a conferência de imprensa da DGS. Acompanhe em direto

13h32 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 406.466 pessoas e infetou mais de 7,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h29 - A utilização de máscara vai continuar a ser obrigatória em Espanha depois de terminar o estado de emergência em 20 de junho, como medida de proteção contra a covid-19, estando previstas penalizações até 100 euros contra os incumpridores.

13h24 - De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado esta terça-feira (9 de junho) pela Direção-Geral de Saúde (DGS) há 9 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quais são aqui.

13h20 - Portugal regista, esta quarta-feira, um total 1.492 mortes e 35.306 infetados por Covid-19. São mais 421 casos e 7 mortes nas últimas 24 horas.

13h15 - A Área Metropolitana de Lisboa deixa de ter restrições ao desconfinamento a partir de segunda-feira, podendo abrir os centros comerciais e as Lojas do Cidadão, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

13h05 - Costa já fala ao país.

12h36 - Um novo estudo da Harvard Medical School sugere que a Covid-19 pode ter começado a circular na China em agosto. A conclusão baseia-se em imagens de satélite do tráfego nos parques de estacionamento dos hospitais de Wuhan e as pesquisas por sintomas associados à Covid-19, refere a CNN.

12h22 - O Papa Francisco impulsionou a criação de um fundo, dotado inicialmente com uma verba de um milhão de euros, para ajudar os afetados pela crise económica causada pela pandemia de coronavírus, anunciou hoje a Santa Sé.

12h03 - A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) transportou na primeira semana de junho cerca de 136 mil passageiros por dia, o que representa "49% da procura pré-pandemia", revelou hoje a empresa.

11h54 - O parque oceanográfico Zoomarine Algarve vai reabrir ao público na quarta-feira, mas com lotação máxima e obrigatoriedade de marcação prévia da visita, após um encerramento de quase três meses na sequência da pandemia de covid-19.

11h46 - As exportações diminuíram 39,8% e as importações recuaram 39,1% em abril em termos homólogos, "refletindo os constrangimentos à atividade económica determinados pelas medidas de contenção à disseminação da pandemia covid-19", divulgou hoje o INE.

11h44 - O Teatro Nacional de São João, no Porto, anunciou hoje a retoma da programação artística em julho, com três sessões da peça 'Castro', de António Ferreira, exclusiva e gratuita, para profissionais de saúde, proteção civil e "Amigos" do TNSJ.

11h43 - Como são os bailes de finalistas em tempos de pandemia? Os alunos da Allentown Central Catholic High School, no estado da Pensilvânia, dão o exemplo, ao manter o distanciamento e ao usarem máscaras, mesmo que vestidos de gala. 

Notícias ao MinutoBaile de finalistas © Reuters

11h36 - A Câmara de Portel, no distrito de Évora, anunciou hoje o cancelamento da edição deste ano do festival Portel + Jovem, que estava a agendado para o início de julho, devido à pandemia da covid-19.

11h36 - A Câmara de Montemor-o-Novo, juntas de freguesia do concelho e a associação 'A Ciranda', no distrito de Évora, iniciaram a distribuição de máscaras comunitárias, no âmbito das medidas de prevenção contra a covid-19, informou hoje o município.

11h35 - O município de Odemira, no distrito de Beja, vai reabrir, progressivamente, a partir desta semana, os cinco postos de turismo do concelho, localizados em Vila Nova de MilfontesAlmograveZambujeira do Mar, Odemira e Santa Clara-a-Velha, foi hoje divulgado.

Todos os espaços estão dotados com o selo 'Clean & Safe' do Turismo de Portugal, respeitando as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação com o novo coronavírus.

11h33 - Chega ao fim o lay-off em Alvalade. A medida adoptada em abril e prorrogada em maio cessa a 16 de junho, segunda noticia o diário O Jogo, nesta terça-feira.

11h16 - Direção-Geral de Saúde (DGS) recorda esta terça-feira os cuidados a ter nos transportes individuais de passageiros (táxis e TVDE - UberCabify, etc). A primeira recomendação é evitar o contacto direto e próximo com o condutor. 

10h54 - O governo francês anunciou hoje 15 mil milhões de euros (16,9 mil milhões de dólares) de ajuda à indústria aeronáutica afetada por novo coronavírus, incluindo a fabricante de aviões Airbus e a companhia aérea nacional Air France.

10h35 - Uma creche de Santa Bárbara de Nexe, em Faro, foi encerrada esta segunda-feira, dia 8, depois de registado um caso positivo de Covid-19 numa das crianças, noticia a TVI 24, acrescentando que se trata de um menino de dois anos que terá sido contagiado pela mãe. 

10h29 - IPO do Porto (IPOP) tem em marcha um programa, disponível a partir desta semana, de entrega de medicação ao domicílio. E a boa notícia é que o serviço é gratuito.

10h24 - A Bélgica regista, esta terça-feira, 89 novos casos de Covid-19. Posto isto, ascende aos 59.437 o número de pessoas que foram infetadas pelo novo coronavírus no país, desde o início da pandemia.

10h22 - Não se esqueça que "parar a transmissão do vírus depende de todos", alerta o Serviço Nacional de Saúde, acrescentando ainda que "o vírus não escolhe idades nem nacionalidades". 

10h02 - A avaliação de desempenho dos funcionários públicos em teletrabalho vai ser feita nos mesmos termos que a dos restantes trabalhadores, embora possa haver reformulação dos objetivos caso se constate que o seu cumprimento foi comprometido por exigir trabalho presencial.

09h56 - O número de mortos em África devido à covid-19 subiu nas últimas 24 horas para 5.334, mais 159, em quase 196 mil casos, nos 54 países, segundo os dados da pandemia no continente.

09h48 - Rússia com mais 8.595 casos de Covid-19 e 171 mortes. Número de casos sofre uma ligeira diminuição em comparação com os dados de segunda-feira.

08h54 - A Nova Zelândia começa o desconfinamento com abraços, compras e planos para festas. O país indicou na segunda-feira ter zero casos de Covid-19, tornando-se um dos primeiros países do mundo a retornar à normalidade pré-pandémica, narra o South China Morning Post

08h51 - O arquipélago espanhol das Baleares (Mediterrâneo) vai realizar um projeto piloto com cerca de 5.000 turistas alemães que vão chegar à região a partir de segunda-feira sem necessidade de cumprir a quarentena de 14 dias em vigor.

08h51 - A China registou três novos casos de Covid-19, sendo que estes foram diagnosticados em pessoas viajaram para fora do país, narra a agência Efe

08h48 - O contágio por assintomáticos parece ser "muito raro", diz Organização Mundial de Saúde. "A partir dos dados que temos, ainda parece ser raro que uma pessoa assintomática realmente transmita para um indivíduo secundário", disse esta segunda-feira, numa conferência de imprensa em Genebra, a responsável do departamento de doenças emergentes e zoonoses da Organização Mundial de Saúde, Maria Van Kerkhove.

08h47 - Como indica o El Periódico esta terça-feira, o hospital epidémico de Madrid terá 40.000 metros quadrados e mil camas. Com um investimento de 50 milhões, as obras começarão na próxima semana e estarão prontas até o final do outono

08h42 - As cerimónias de casamento na Índia foram suspensas devido ao novo do coronavírus, forçando alguns casais a trocar os habituais casamentos com 'pompa e circunstância' por cerimónias mais pequenas, como revela a BBC

08h38  - "A adoção de regras de etiqueta respiratória é fundamental para reduzir o risco de transmissão da COVID-19", lembra a DGS

08h08 - A elite empresarial da China estreou-se como doadora humanitária internacional, à medida que a pandemia da covid-19 se alastrou por todo o mundo, adotando práticas dos bilionários norte-americanos, europeus e japoneses.

08h05 - O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil determinou na segunda-feira que o Ministério da Saúde retome a divulgação dos dados acumulados da pandemia de covid-19 no prazo de 48 horas, contrariando a decisão do Governo.

7h42 - Os dados revelados, esta terça-feira, pelo Instituto Robert Koch revelam que a Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 350 casos de infeção e 37 mortos por Covid-19. No total, o país contabiliza 184.543 casos e 8.711 óbitos.

6h40 - O prazo para trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio extraordinário à redução da atividade económica no âmbito da covid-19, relativo a maio, termina hoje.

6h29 - As autoridades de saúde mexicanas registaram no sábado 354 novas mortes por covid-19, atingindo 14.053 óbitos desde o início da pandemia.

6h20 - Os líderes mundiais não se irão reunir em Nova Iorque em setembro na Assembleia Geral das Nações Unidas, pela primeira vez em 75 anos, devido à pandemia de covid-19, disse na segunda-feira o presidente da Assembleia Geral.

6h15 - Um consórcio formado pela imprensa brasileira informou na segunda-feira que o Brasil registou 849 mortes e 19.631 infetados pelo coronavírus nas últimas 24 horas, números superiores aos revelados pelo Governo, que divulgou 679 óbitos e 15.654 infetados.

6h05 - O Governo aprova hoje o Orçamento Suplementar, diploma que visa responder à crise económica provocada pela covid-19, prevendo uma queda do produto de 6,9% e necessidades de financiamento extra na ordem dos 13 mil milhões de euros.

6h10 - Os Estados Unidos registaram 450 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo em cerca de dois meses, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

Reveja aqui as últimas atualizações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório