Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente do Congo agradece a Angola apoio para fim da guerra

O Presidente da República Democrática do Congo enviou uma mensagem de agradecimento ao seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, pelo apoio de Angola para o fim da guerra naquele país vizinho, noticiou hoje o Jornal de Angola.

Presidente do Congo agradece a Angola apoio para fim da guerra
Notícias ao Minuto

10:52 - 24/12/13 por Lusa

Mundo Agradecimento

O embaixador congolês em Angola foi portador da missiva, que, acrescentou em declarações à imprensa no final da audiência, agradece igualmente a todo o povo angolano.

"É uma mensagem de agradecimento porque, de facto, o Presidente José Eduardo dos Santos e também o povo angolano tiveram um papel muito importante nesse período difícil que nós passámos", disse Atoine Ghonda.

Segundo o embaixador congolês, o teor da mensagem não se limita apenas ao agradecimento ao Presidente e ao povo angolano, mas manifesta igualmente o apreço nas suas relações bilaterais e de amizade.

"O mais importante não é apenas o fim das hostilidades, mas o nosso futuro. É isso que queremos de Angola. Queremos aprender como encontrar o caminho para a reconciliação e para o desenvolvimento", realçou o diplomata congolês.

"O que queremos é beber da experiência dos angolanos, porque é inacreditável o que vemos aqui hoje, se olharmos o que era Angola há 15 anos", acrescentou.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, destacou na sua mensagem de cumprimentos de fim de ano, na passada sexta-feira, que Angola continua a prestar uma atenção cuidada às questões de paz e segurança das fronteiras comuns, providenciando mesmo ajuda aos países com os quais mantém profundos laços históricos e de amizade, em particular a RDCongo, para garantir a sua própria estabilidade interna.

"Registamos com um otimismo reservado a assinatura do acordo de paz entre o Governo da RDCongo e o movimento rebelde M23 que teve lugar no dia 12 do corrente mês, em Nairobi (Quénia)", referiu Georges Chikoti.

Em março deste ano, em Luanda, os chefes de Estado de Angola, África do Sul e RDCongo assinaram um Memorando de Entendimento para o estabelecimento de um Mecanismo Tripartido de Relação e Cooperação Conjugada para a consolidação do ambiente de paz na vizinha RDCongo.

Numa segunda reunião, realizada em agosto igualmente em Luanda, o chefe de Estado angolano chamou a atenção para a instabilidade constante na RDCongo, República Centro Africana e na Região dos Grandes Lagos, que acaba por colocar em causa não só a soberania e integridade territorial daqueles países, mas de outros nesta parte do continente africano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório