Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Emirados apoiam plano egípcio que propõe retirada de mercenários da Líbia

Os Emirados Árabes Unidos, apoiantes do marechal Khalifa Haftar no conflito líbio, saudaram hoje a iniciativa de diálogo proposta no sábado pelo Egito, que inclui um cessar-fogo e a retirada dos mercenários estrangeiros da Líbia.

Emirados apoiam plano egípcio que propõe retirada de mercenários da Líbia
Notícias ao Minuto

11:51 - 08/06/20 por Lusa

Mundo Líbia

O ministro de Estado para os Negócios Estrangeiros dos Emirados, Anwar Gargash, considerou que o apoio dos Estados Unidos à proposta do Presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, "fortalecerá o impulso árabe e internacional por um cessar-fogo imediato, a retirada de tropas estrangeiras e o regresso à via política".

Através da rede social Twitter, Gargash pediu que não se regresse à dinâmica de há um "século" com intervenções militares abertas e que não se ignore a vontade internacional de uma solução política na Líbia.

No sábado, Sissi apresentou ao lado de Haftar, do qual é um dos principais apoiantes, uma iniciativa unilateral para acabar com a guerra civil na Líbia e preparar o caminho para a realização de eleições livres no país.

O Presidente egípcio defendeu a retirada dos mercenários estrangeiros do país e o desmantelamento das milícias líbias com a entrega das suas armas.

O plano contempla um cessar-fogo a iniciar hoje e a formação de um conselho presidencial, com representantes das três regiões da Líbia e que deveria governar durante um período de transição de um ano e meio, seguido de eleições.

A iniciativa do Egito surge na sequência das perdas sofridas pelas tropas do marechal Haftar na região ocidental do país, que vieram limitar ainda mais os esforços de tomar o controlo da capital, Tripoli, objetivo da ofensiva do homem forte do leste lançada em abril de 2019.

Desde essa altura, centenas de pessoas, incluindo numerosos civis, foram mortos nos combates e cerca de 200.000 foram obrigadas a fugir.

A ingerência estrangeira tem agravado o conflito, contando Haftar com o apoio da Rússia, além dos referidos, e o GAN, com a ajuda militar da Turquia.

Impulsionados pelos recentes ganhos no terreno, os combatentes das fileiras do GAN continuaram hoje a avançar no terreno.

As milícias que apoiam o Governo reconhecido pela ONU rejeitaram a proposta egípcia de um cessar-fogo e continuaram a avançar para leste para a cidade costeira de Sirte, antigo bastião dos 'jihadistas' do Estado Islâmico que as forças de Haftar capturaram em janeiro.

O primeiro-ministro líbio, Fayez al-Sarraj, exortou os combatentes a "prosseguirem o seu caminho" em direção a Sirte, segundo uma declaração divulgada por Mohamed Gnono, um porta-voz das forças aliadas de Tripoli.

A tomada de Sirte facilita o avanço das milícias aliadas do GAN ainda mais para leste, possibilitando um eventual controlo de instalações petrolíferas vitais, cujo encerramento no início do ano pelas tropas de Haftar cortou a principal fonte de rendimento de Tripoli.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório