Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Manifestantes presos no Cazaquistão após alívio de confinamento

Dezenas de ativistas da oposição no Cazaquistão foram presos hoje durante o primeiro protesto desde que o país da Ásia Central aliviou as restrições e as medidas de confinamento no âmbito da pandemia de covid-19.

Manifestantes presos no Cazaquistão após alívio de confinamento
Notícias ao Minuto

10:31 - 06/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Um jornalista da agência France Presse (AFP) viu vários manifestantes no centro de Almaty, a maior cidade do país, a serem levados pela polícia, enquanto várias testemunhas relataram pelo menos mais 30 prisões noutras cidades do país.

Estes protestos, alguns de pequena dimensão, são contra as restrições impostas pelas autoridades e foram organizados por dois grupos rivais: Escolha Democrática (DCK) e Partido Democrata, com ambos a denunciarem a repressão aos seus militantes.

Os manifestantes exigiram o alívio da dívida para a população atingida pela crise e denunciaram a expansão económica da China no Cazaquistão.

O Partido Democrata não está oficialmente registado como um partido político e o DCK e seus militantes são considerados "extremistas" pela justiça local.

As autoridades apelaram esta semana à não participação nos protestos da oposição, apesar da recente flexibilização das restrições.

O Cazaquistão está a passar por uma das mais graves crises económicas da sua história, depois de ter sido atingido pela pandemia do novo coronavírus e pela queda acentuada dos preços do petróleo, o principal produto de exportação do país.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 392 mil mortos e infetou mais quase 6,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num "grande confinamento" que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório