Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Brasil deixa de revelar totais. Pandemia já fez 397 mil óbitos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Brasil deixa de revelar totais. Pandemia já fez 397 mil óbitos
Notícias ao Minuto

07:22 - 06/06/20 por Catarina Correia Rocha , Mafalda Tello Silva e Anabela Sousa Dantas

Mundo Covid-19

A época balnear arranca este sábado em algumas regiões do país. Também as praias têm agora um 'novo normal' devido à pandemia, com os portugueses a terem de manter um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus-de-sol, toldos ou colmos.

Já os restaurantes, bares ou esplanadas de praia, devem higienizar regularmente os espaços (com o mínimo de quatro limpezas diárias), limitar a capacidade a 50% e reorganizar a esplanadas para assegurar o distanciamento de segurança.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomado na manhã de domingo. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h50 - Os números globais da pandemia, às 23h50 deste sábado:

  • 6,948,810 casos de infeção, dos quais;
  • 3,402,549 estão recuperados (49%);
  • 3,145,214 são casos ativos (45%), dos quais 53,591 estão em estado grave (2%);
  • 401,047 morreram (6%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

22h35 Governo prepara orientações específicas para o setor agrícola. A ministra da Saúde disse hoje que estão a ser preparadas, com o Ministério da Agricultura, orientações específicas no âmbito da pandemia da Covid-19 para o setor agrícola, tendo em conta a época de colheitas que se aproxima.

22h15 - Atualização global. A pandemia do novo coronavírus já causou 397.179 mortos no mundo inteiro desde o seu aparecimento em dezembro na China, segundo um balanço da agência France Press feito a partir de fontes oficiais.

21h30 - Ministra explica subida de casos com estratégia de rastreio intensivo. O crescimento de novos casos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve-se à adoção de uma estratégia de rastreio intensivo, com 14 mil testes nos últimos dias, justificou hoje a ministra da Saúde.

20h48 - Atualização em França. O número total de mortos em França, por causa da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, aumentou este sábado para 29.142, com mais 31 óbitos registados nas últimas 24 horas em meio hospitalar, anunciou o Ministério da Saúde francês.

20h46 Brasil vai deixar de anunciar números acumulados da Covid-19. Anúncio foi feito este sábado por Jair Bolsonaro através das redes sociais, depois de alguns dias em que anúncio dos números sofreu atrasos. Presidente brasileiro escreve que totais acumulados de mortos e infetados "não refletem momento do país".

20h45 - Ainda sobre a conferência da DGS"A máscara é uma medida adicional, não nos dá imunidade". A diretora-geral de Saúde reafirmou este sábado que as pessoas não devem juntar-se, mesmo que estejam a usar máscara.

20h21 - O Chile registou 93 mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um recorde desde o início da pandemia no país, em março, o que eleva o número total de óbitos para 1.541, anunciou hoje o Governo.

19h13 - Atualização na Bélgica. A Bélgica registou 15 mortes nas últimas 24 horas, elevando agora o número para 9.580, e confirmou 165 novos casos de Covid-19, tendo ultrapassado a barreira dos 59 mil testes positivos.

19h00 - Conferência da DGS. A ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, fazem a segunda conferência deste sábado, agora já tendo a informação epidemiológica relativa às últimas 24 horas. Marta Temido sublinha que, nas últimas 24 horas, 345 dos 382 casos confirmados (90%) pertencem à região de Lisboa e Vale do Tejo.

18h53 - Infetados por concelho. O balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde detalha o aumento dos casos confirmados da Covid-19 em Portugal. O concelho da Amadora ultrapassou hoje a barreira dos mil infetados.

18h22 - Atualização em Portugal. A DGS dá conta, este sábado, de mais 9 mortes associadas ao novo coronavírus e mais 382 casos de infeção. O boletim epidemiológico revela que o total de infetados com Covid-19 aumentou para 34.351 e de óbitos para 1.474.

17h13 - Atualização em Itália. A proteção civil italiana adianta que, nas últimas 24 horas, o país registou este  mais 72 mortes associadas ao novo coronavírus e 270 novas infeções, o que acentua a tendência de queda dos números diários. No total, Itália contabiliza 234.801 infetados e 33.530 óbitos desde o início da pandemia

17h10 - Atualização em Espanha. Autoridades de Saúde espanholas dão conta de um óbito associado à Covid-19 nas últimas 24 horas e 67 na última semana. O número de casos de infeção novos voltou a baixar, registando-se mais 164.

16h35 - Conferência da DGS. A ministra da Saúde afirmou este sábado que, neste momento, não estão a ser ponderadas medidas mais restritivas para a região de Lisboa e Vale do Tejo, justificando que os novos surtos não estão relacionados com o desconfinamento. Marta Temido afirmou ainda que a suspensão da atividade não urgente nos cinco hospitais da região "é a melhor opção" e manter-se-á enquanto a situação epidemiológica justificar "algum estado de alerta".

16h32 - Conferência da DGS, mas sem dados de hoje. Sem que tenha sido de revelado o boletim epidemiológico da evolução da epidemia em Portugal deste sábado devido a problemas informáticos, a ministra da Saúde e a diretora-geral de Saúde atualizam a informação possível sobre a evolução da Covid-19 no país. 

16h31 - Um problema no sistema de informação usado pela Direção Geral da Saúde para fazer o boletim diário sobre a pandemia de Covid-19 está a impossibilitar hoje a divulgação dos dados na altura habitual.

15h46 Abertura de praias? O ministro do Ambiente congratulou-se hoje com a abertura da época balnear, mas considerou que os cidadãos têm de ser cuidadosos no cumprimento das regras.

15h21 - Atualização no Reino Unido. Um total de 40.465 pessoas infetadas morreram no Reino Unido após terem feito um teste de diagnóstico, com 204 óbitos a terem lugar nas últimas 24 horas, anunciou hoje o ministério da Saúde.

14h52 - A pandemia de Covid-19 já causou pelos menos 395.977 mortos em todo o mundo desde que o coronavírus foi detetado na China em dezembro, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

14h48 - O presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, afirmou hoje que as medidas do Governo para apoiar as empresas, os empresários e os trabalhadores neste período de "grande incerteza" nacional e global "vão no bom sentido".

14h45 - Época balnear arranca na Nazaré. Sem sol e com poucos banhistas, a época balnear arrancou hoje com mais gente na marginal e nas esplanadas do que na praia da Nazaré, onde não falta espaço para cumprir distâncias de segurança.

14h42 - A aplicação Infopraia que faz a monitorização das praias portugueses terá 157 câmaras como auxiliares para obter a informação da lotação do areal, anunciou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

14h33 - A Câmara de Faro proibiu todas as atividades recreativas no concelho, em espaços abertos e vias públicas, bem como manifestações de qualquer natureza, no âmbito das medidas de contenção da pandemia de covid-19, segundo um edital hoje publicado.

14h29 - O Presidente da República alertou hoje que o plano de estabilização do Governo para combater os efeitos da pandemia de Covid-19 "não faz um milagre", é "uma almofada" para o que é preciso fazer nos próximos anos.

14h05 - Cabo Verde registou hoje mais seis casos de infeção pelo novo coronavírus, cinco em São Vicente e um em Santa Catarina de Santiago, elevando o total acumulado para 542 desde 19 de março, segundo atualização oficial. 

13h41 -  "Não podemos facilitar, mas não podemos cair num alarmismo". O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou a época balnear com um mergulho na praia dos Pescadores na Ericeira. No final, em declarações aos jornalistas, comentou a situação da epidemia no país e, em particular, na região de Lisboa e Vale do Tejo.

13h35 - O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse hoje que um plano de auxílio financeiro às federações-membro está em curso e que é importante não esquecer o futebol feminino e a formação.

13h10 - O movimento solidário Todos Por Quem Cuida apoiou até ao momento mais de mil instituições no combate à Covid-19, com a oferta de equipamento de proteção, e angariou cerca de 1,24 milhões de euros, anunciaram hoje os promotores da iniciativa.

12h59 - Se cumprirmos regras, "a praia vai fazer tão bem à saúde como sempre fez". No dia do começo oficial da época balnear nas praias do Algarve, Almada, Cascais e Nazaré, o primeiro-ministro António Costa reforçou a importância de os cidadãos respeitarem as regras do distanciamento social no areal, assim como as regras de higienização e de etiqueta respiratória. 

12h51 - Época balnear arranca a 'meio-gás' e com nuvens (o sol andará à espreita). A  época balnear arrancou este sábado em todas as praias do Algarve, Almada, Cascais e na praia da Nazaré. O começo oficial do pé na areia e nos mergulhos no mar inicia-se com previsões de nuvens em todo o território continental e com temperaturas máximas a oscilar entre os 21ºC na Guarda e os 27ºC em Beja e Évora. Conheça aqui a previsão completa. 

12h43 - Apenas 30,6% das crianças da educação pré-escolar regressou ao jardim de infância, de acordo com um levantamento da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) feito em todos os distritos do país e hoje divulgado.

12h31 - Rússia com mais 197 mortes e mantém número de infeções estável. De acordo com o dados oficiais hoje divulgados, na sexta-feira morreram 197 pessoas infetadas com a Covid-19, contra as 144 que morreram na quinta-feira. Na sexta-feira, há ainda registar naquele país 8.855 novos casos de infeção. No total, a Rússia contabiliza 458.000 casos e 5.725 mortes devido à pandemia de covid-19.

12h21 - O presidente iraniano, Hassan Rohani, alertou hoje que a luta contra a Covid-19 ainda está longe de ser ganha e apelou para os seus compatriotas se preparem para viver "por muito tempo" com o vírus.

12h08 - João Gomes Cravinho sublinhou, ao final da manhã deste sábado, que este ano a segurança nas praias nacionais será feita como em anos anteriores mas "de forma reforçada", devido às novas regras no âmbito da pandemia de Covid-19. 

Deixando um agradecimento às capitanias de Norte a Sul do país, que cobrem 2.500 km de costa, pelo "trabalho muito intenso de preparação" da época balnear, o ministro destacou que a Autoridade Marítima e a Marinha farão percorrerão também as praias não vigiadas da costa.  

11h36 - Os oceanos devem ser considerados na recuperação económica após a pandemia de covid-19, defendem a associação ANP/WWF e a Fundação Oceano Azul, numa declaração conjunta divulgada hoje.

11h00 - O Governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de Covid-19. 

"As orientações foram já enviadas para os hospitais e a decisão será publicada em Diário da República esta semana", acrescentou fonte do Ministério da Saúde. 

10h22 - Está a pensar em ir restaurante no fim de semana?Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhou, hoje, um lembrete das medidas gerais a adotar por estes estabelecimentos para, assim, se poder manter em segurança nestas deslocações. Estas são as 'regras de ouro' que não podem ser descuradas:

09h54 - A utilização de uma aplicação de telemóvel para rastreamento da pandemia de Covid-19 pode deixar as pessoas mais "confortáveis", mas acarreta também riscos sobre a privacidade, defende o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portuguese, Francisco Miranda Rodrigues.

09h31 - O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu nas últimas 24 horas para 4.902, mais 146, em quase 177 mil casos, nos 54 países, segundo os dados da pandemia no continente.

09h11 - A pandemia reforçou a confiança dos portugueses na ciência e a maioria defende a continuidade de restrições para evitar o aumento da propagação do novo coronavírus, aponta um estudo de opinião pública sobre a comunicação da Covid-19.

09h08 - Sessenta e oito praias do país, mais 55% do que no ano passado, são este ano áreas Zero Poluição, com o concelho de Torres Vedras em destaque, anunciou hoje associação ambientalista Zero, que não distinguiu zonas balneares no interior.

08h40 - A RELI - Rede de Livrarias Independentes lançou um manifesto que vai ser levado a algumas das suas lojas por todo o país com o objetivo de chamar a atenção para o "insuficiente apoio do Estado português" face à pandemia.

08h20 - Portugal deve passar em breve a utilizar a 'app' STAYAWAY COVID para monitorizar a propagação do novo coronavírus. A adoção de uma aplicação móvel para o rastreamento da pandemia de Covid-19 exige cuidados, tanto de programadores como de futuros utilizadores, face ao risco de acesso indevido a informação privada, alertam especialistas em cibersegurança consultados pela Lusa.

Entretanto, o Centro Nacional de Cibersegurança está a acompanhar o desenvolvimento da aplicação para telemóvel Stayaway Covid, adiantou o organismo responsável pela segurança digital do Estado.

08h08 - Alemanha. O país regista, este sábado, um total de 183.678 infeções (mais 407 em relação ao dia anterior, uma variação de 0,22%) e 8.646 mortes pela Covid-19 (mais 33 nas últimas 24 horas, um aumento de 0,38%). Os dados são do Instituto Robert Koch.

08h00 - Apple adota novas medidas para proteger colaboradores. A Bloomberg indica que a tecnológica exigirá que todos os colaboradores usem máscara e tenham a opção de pedir que a sua temperatura seja medida com testes para detetar Covid-19.

07h05 - O Presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu perante o seu homólogo chinês, Xi Jinping, "uma forte resposta internacional" à pandemia do novo coronavírus através de "um quadro multilateral baseado em regras definidas em comum".

06h43 - A Índia superou a Itália como o sexto país a registar mais contágios de Covid-19, depois de identificar um recorde de quase dez mil infeções nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades.

06h35 - A China diagnosticou três casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades, todos oriundos do exterior e detetados na província de Guangdong, adjacente a Macau.

06h22 - As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a Covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 horas.

06h20 - Os Estados Unidos registaram 922 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para mais de 109 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

06h18 - O Brasil totaliza 35.026 mortes pela Covid-19, dos quais 1.005 foram registadas sexta-feira, quarto dia consecutivo em que se ultrapassou a barreira dos mil óbitos diários, informou o Ministério da Saúde.

06h06 - A época balnear arranca hoje em todas as praias do Algarve, Almada, Cascais e na praia da Nazaré, com regras de distanciamento social e lotação máxima definida, devido à pandemia da Covid-19, e com apelos ao bom senso dos banhistas.

Recorde aqui o calendário de abertura da época balnear nas diversas regiões do país. 

06h00 - Bom dia! Abrimos um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo. Para recordar as notícias da tarde de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório