Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Vaticano detém homem de negócios por irregularidades imobiliárias

As autoridades do Vaticano detiveram hoje um homem de negócios italiano, acusado de crimes como extorsão, branqueamento de capitais e fraude, no âmbito de uma investigação sobre irregularidades patrimoniais.

Vaticano detém homem de negócios por irregularidades imobiliárias
Notícias ao Minuto

23:33 - 05/06/20 por Lusa

Mundo Vaticano

O promotor de justiça (procurador do Vaticano), Gian Piero Milano, e o seu adjunto, Alessandro Diddi, interrogaram hoje o suspeito, Gianluigi Torzi, acompanhado pelos seus advogados, e no final da reunião decidiram a sua detenção, de acordo com um comunicado do Gabinete de Imprensa da Santa Sé.

O agente financeiro encontra-se nas instalações da Gendarmerie do Estado do Vaticano.

Torzi é acusado dos crimes de extorsão, desvio de fundos, fraude agravada e branqueamento de capitais, com uma moldura penal até 12 anos, nos termos da lei do Vaticano.

A detenção ocorre no âmbito de uma investigação sobre a compra e venda de um edifício em Londres, na Avenida Sloane, e a gestão do St. Peter's Pence, o fundo que recolhe donativos dos fiéis para as obras de caridade do papa.

Torzi teria atuado como intermediário na compra e venda do imóvel, para o devolver à Secretaria de Estado do Vaticano, relata o portal "Vatican News".

A operação imobiliária, cujos pormenores ainda não foram oficializados, envolveu uma rede formada por alguns funcionários da Secretaria de Estado do Vaticano.

Em 01 de outubro, os investigadores do Estado da Cidade do Vaticano instalaram-se na Secretaria de Estado, após terem recebido, alguns meses antes, uma série de queixas sobre transações financeiras e imobiliárias alegadamente irregulares.

Funcionários da Secretaria de Estado foram suspensos, incluindo Tommaso Di Ruzza, diretor da Autoridade de Informação Financeira, uma agência criada para combater o branqueamento de capitais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório