Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Tal como EUA, Bolsonaro ameaça retirar Brasil da OMS

A pandemia de coronavírus já infetou 6,7 milhões de pessoas no mundo inteiro. Mais de 393 mil pessoas morreram e 3,2 milhões recuperaram da doença. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Tal como EUA, Bolsonaro ameaça retirar Brasil da OMS
Notícias ao Minuto

16:02 - 05/06/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico desta sexta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 377 novos infetados e mais 10 mortes nas últimas 24 horas. Portugal contabiliza agora 33.969 casos positivos e 1.465 vítimas mortais desde o início da pandemia. O número de pessoas recuperadas situa-se em 20.526. 

Na conferência de imprensa de hoje, Graça Freitas, a diretora-geral da saúde, disse que o país está "à beira de controlar a situação epidémica", pedindo um "esforço final" aos portugueses. 

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser maior fonte de preocupação da DGS e do Governo. 89% dos novos casos foram diagnosticados nesta região, uma percentagem que está em linha com o que se verificou nos últimos dias. 

A responsável da DGS afirmou ainda que o regresso dos adeptos aos estádios de futebol vai depender do seu comportamento nas próximas semanas.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de Covid-19. Seguidos do Brasil, que está numa trajetória ascendente de novos casos e de óbitos. Rússia, Reino Unido, Espanha, Itália e Índia são os outros países mais atingidos. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

00h04 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã deste sábado.

23h55 - Jair Bolsonaro ameaçou seguir os passos dos Estados Unidos e retirar o Brasil da Organização Mundial de Saúde (OMS), isto se a entidade continuar a ser "uma organização política tendenciosa", disse o presidente numa entrevista à CNN Brasil. 

23h46 - Pode consultar neste mapa interativo o ponto de situação da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h37 - Os parques temáticos da Universal, em Orlando, na Flórida, reabriram esta sexta-feira, isto apesar do aumento de casos de Covid-19 no estado, refere a agência Efe

Notícias ao MinutoA abertura dos parques da Universal coincide com o início da segunda fase de retoma da Flórida© Getty Images

23h19 - O maior centro comercial dos Estados Unidos, o Mall of America, localizado em Bloomington, no estado do Minnesota, vai reabrir na próxima semana, mais precisamente no dia 10, adianta a CNN. A abertura do Mall of America estava inicialmente prevista para dia 1, mas foi adiada devido aos protestos pela morte de George Floyd, na vizinha Minneapolis. 

23h07 - O Peru superou hoje o número de contágios da Alemanha e passou a ser o nono país com mais casos positivos de Covid-19 no mundo, de acordo com a agência Efe. Nas últimas semanas o Peru tem verificado um crescimento constante do número de infeções, sempre com mais de quatro mil casos diários. 

O Ministério da Saúde peruano revelou que desde ontem foram detetados 4.202 novos casos e 131 óbitos. O Peru totaliza 187.400 pessoas infetadas e 5.162 vítimas mortais. 

22h59 - O Ministério da Cultura e do Turismo da China aconselhou os seus cidadãos a evitarem viajar para a Austrália, citando casos de discriminação racial e violência contra os asiáticos, e os chineses de uma forma particular por causa da pandemia de coronavírus, informa o The Guardian. 

22h53 - O tenista sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, mostrou-se hoje preocupado com as condições sanitárias para o US Open, defendendo que são "extremas e impossíveis" devido à Covid-19.

22h40 - O Egito ultrapassou esta sexta-feira os 30 mil casos de infeção, confirmando a tendência de subida de contágios, refere o El País. O Ministério da Saúde egípcio revelou que no espaço de 24 horas foram diagnosticados 1.348 novos casos e mais 30 mortes. Em termos acumulados, foram registadas 31.115 pessoas infetadas e 1.116 vítimas mortais desde o início da pandemia

22h28 - Mais de um terço dos norte-americanos recorreu a desinfetantes para prevenir infeções de coronavírus, segundo um inquérito realizado pouco tempo depois de Donald Trump ter sugerido que os desinfetantes poderiam ajudar a combater o coronavírus

O inquérito divulgado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostra que muitos norte-americanos aplicaram lixívia e produtos de limpeza doméstica e de desinfeção na pele. Outros chegaram mesmo a ingeri-los

22h21 - Durante esta pandemia 42 milhões de pessoas inscreveram-se nos centros de emprego nos Estados Unidos. Mas a crise sanitária não teve um efeito nocivo para os multimilionários norte-americanos. Um relatório de um think tank revelou que os bilionários dos Estados Unidos viram as suas fortunas crescer 500 biliões de dólares (mais de 443 biliões de euros), adianta o The Guardian. 

22h08 - A Real Federação de Futebol dos Países Baixos (KNVB) propôs hoje ao Governo um plano para o regresso do futebol profissional, que inclui jogos com espetadores nas bancadas em janeiro de 2021. 

21h46 - O ministro da Administração Interna considerou hoje a evolução verificada durante o terceiro período de declaração de situação de calamidade foi muito positiva, mas apelou para um "desconfinamento responsável".

21h35 - A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera que o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), apresentado na quinta-feira pelo Governo, "responde às necessidades atuais do país" e contempla "medidas essenciais para permitir a retoma económica".

21h29 - Recorde as medidas para o transporte das crianças para as creches, lembradas pela DGS

21h04 - A quarentena para conter o surto de Covid-19 passará de 14 para sete dias na Madeira devido à evolução da curva epidemiológica da doença no arquipélago, anunciou hoje o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos. 

20h56 - A pandemia do novo coronavírus já matou 392.878 pessoas e infetou quase 6,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

20h55 - O Instituto de Administração da Saúde da Madeira revelou hoje que se mantêm os sete casos ativos de Covid-19, mas sem necessidade de cuidados hospitalares.

20h48 - O Ministério da Cultura vai promover um inquérito a todos os profissionais do setor e um mapeamento do tecido cultural, que irão servir a análise, atualização e adaptação dos regimes dos contratos laborais destes trabalhadores, foi hoje anunciado. 

20h20 - O número de casos de infeção na fábrica de conservas ESIP, em Peniche, subiu de dois para sete, depois de 390 trabalhadores terem sido testados à Covid-19.

20h18 - O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, pediu hoje aos cidadãos para que se abstenham de participar nas manifestações previstas para o fim-de-semana em memória do afro-americano George Floyd, face aos riscos de transmissão de Covid-19.

"Como toda a gente, estou horrorizado com a morte de George Floyd. Compreendo porque é que as pessoas estão transtornadas, mas enfrentamos atualmente uma crise sanitária e o coronavírus permanece uma ameaça real", argumentou.

19h48 - O responsável pelos serviços sanitários de Espanha considerou hoje que a luta contra a Covid-19 em Portugal tem tido uma evolução "bastante boa" apesar dos surtos dos últimos dias, que não significam "um risco maior" do que noutros países. 

Fernando Simón salientou que "os portugueses fizeram um trabalho excelente" para controlar a pandemia.

19h36 - O secretário da Saúde de Osasco, município localizado na região metropolitana da cidade de São Paulo, saiu ileso de um ataque na noite de quinta-feira, cuja motivação está a ser investigada. Fernando Machado de Oliveira estava numa avenida em São Paulo, a conduzir de carro para casa quando o seu veículo foi atingido por vários tiros disparados de outro carro.

O secretário do município conduzia uma viatura blindada, uma das balas perfurou a proteção do automóvel, mas Machado de Oliveira não ficou ferido.

19h16 - O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar este domingo a ilha de São Miguel, nos Açores. Esta será a sua primeira deslocação para fora de Portugal Continental desde que foram impostas as medidas de confinamento por causa da pandemia

18h57 - O Ministério da Saúde de França anunciou que nas últimas 24 horas foram detetados 611 novos casos e mais 46 mortes nos hospitais. No total, 153.055 pessoas já foram infetadas com o coronavírus e 29.111 morreram

18h39 - O Ministro da Administração Interna referiu que a próxima semana representa um "desafio", uma vez que é uma semana marcada por feriados, podendo verificar-se uma maior movimentação de pessoas. 

18h37 - Os jogadores do Borussia Dortmund Jadon Sancho e Manuel Akanji vão ser multados pela DFL, o organismo responsável pela Bundesliga, por terem violado o protocolo sanitário para cortarem o cabelo. Ambos têm cinco dias para contestar o castigo. 

18h32 - Eduardo Cabrita revelou que falou esta sexta-feira com o seu homólogo espanhol e que ambos estão em "sintonia" relativamente à reabertura das fronteiras no dia 1 de julho

Quanto às fronteiras externas, o governante disse que a "Comissão Europeia propôs o prolongamento da restrição de voos não essenciais até 1 de julho". Contudo, "Portugal manterá as exceções" que têm sido aplicadas para os "países de língua portuguesa e para os países com significativas comunidades portuguesas".

18h28 - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, está a falar aos jornalistas após a reunião da Estrutura de Monitorização da Situação de Calamidade. Pode acompanhar aqui as declarações do ministro. 

18h23 - A pandemia do novo coronavírus já matou 390.868 pessoas e infetou mais de 6,6 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

18h14 - Uma dúzia de crianças e quatro funcionários da creche do Centro Paroquial de Torres Vedras estão em isolamento profilático, depois de uma criança ter testado positivo para a Covid-19

17h59 - Donald Trump realçou que os Estados Unidos "superaram largamente" a pandemia, apesar de se continuarem a registar mais de mil mortes diárias. O presidente norte-americano defendeu ainda a forma como geriu esta crise. "Tomámos todas as decisões necessárias", argumentou. 

17h56 - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, admitiu hoje "insuficiências" na contagem dos mortos pela Covid-19, após novos dados terem revelado esta semana números mais elevados, com 1.092 óbitos registados num único dia.

17h54 - A hidroxicloroquina não demonstra efeitos benéficos nos doentes com Covid-19, de acordo com os autores do ensaio clínico britânico Recovery, que anunciaram hoje o fim imediato do tratamento de novos pacientes com esse medicamento. 

17h52 - A ação do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no combate à pandemia de Covid-19 está a suscitar críticas por parte da Argentina, cujos responsáveis estão preocupados com a circulação transfronteiriça

17h50 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) garantiu esta sexta-feira que não falsificou os dados sobre o número de casos de Covid-19 na Guiné Equatorial e considerou "lamentável" a decisão governamental de expulsar a representante no país.

17h48 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou hoje que o apelo para que os doentes ou potenciais infetados com Covid-19 cumpram o isolamento está relacionado com a perceção de que o risco está a diminuir.

"As pessoas estão aliviadas, mais descontraídas, portanto se essa perceção é menor é mais normal que tendam a abandonar o estado de isolamento e de confinamento", frisou. 

17h44 - Espanha vai dar na segunda-feira mais um passo no desconfinamento. As regiões de Madrid e Barcelona vão passar à chamada 'fase dois' das medidas de desconfinamento, podendo-se realizar, a partir desse dia, reuniões de até 15 pessoas. 

A maioria da população espanhola (52%) vai passar à 'fase 3'. 

17h40 - Os transportes públicos na zona da Grande Lisboa reforçaram a sua oferta na terceira fase de desconfinamento, embora ainda com números, quer de utentes, quer de transporte, relativamente inferiores ao mesmo período de 2019.

17h38 - A Amnistia Internacional disse hoje ter indícios de que as partes em conflito na Líbia terão cometido crimes de guerra entre 13 de abril e 1 de junho, em período de pandemia

17h15 - Itália voltou a registar menos de 100 mortes em 24 horas, algo que sucede pelo sexto dia consecutivo. Os dados da proteção civil italiana indicam que morreram 85 pessoas desde ontem. Em contrapartida, o número de novos casos voltou a subir. Foram diagnosticados 518 casos de contágio. No total, Itália contabiliza 234.531 pessoas infetadas e 33.774 óbitos desde o início da pandemia. Mais de 163 mil pessoas recuperaram da doença

16h54 - A Suíça decidiu reabrir uma semana mais cedo as fronteiras com os países da União Europeia , o que acontecerá já no dia 15

16h26 - O Ministério da Saúde espanhol deu conta de que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 177 novos casos e mais um óbito, o que aumenta para 52 o balanço de mortes provocadas pela Covid-19 nos últimos sete dias. Espanha totaliza agora 240.978 casos de contágio e 27.134 vítimas mortais

16h00 - O Reino Unido ultrapassou esta sexta-feira o total de 40 mil mortes por causa da pandemia de Covid-19. O Departamento de Saúde de Assistência Social diagnosticou 1.650 novos casos e foram registadas mais 357 mortes nas últimas 24 horas. O Reino Unido totaliza 283.311 contágios e 40.261 óbitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório