Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

"A Natureza está a enviar-nos uma mensagem clara"

A mensagem é do secretário-geral da ONU, António Guterres, e assinala o Dia Mundial do Ambiente.

"A Natureza está a enviar-nos uma mensagem clara"

"A Natureza está a enviar-nos uma mensagem clara". Quem o diz é António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, num vídeo para assinalar o Dia Mundial do Ambiente - que se celebra esta sexta-feira (5 de junho).

Na mensagem, o português prossegue dizendo que estamos a afetar o meio ambiente para nosso próprio prejuízo. "A degradação dos habitats e a perda de biodiversidade estão a acelerar", alerta Guterres. 

Além disso, as perturbações climáticas estão a ficar piores: incêndios, inundações e tempestades de grandes dimensões são mais frequentes e destruidores. "Os oceanos estão a aquecer, destruindo os corais (...)". 

Agora, continua, "um novo coronavírus está enfurecido, minando a saúde e os meios de subsistência". "Para cuidar da humanidade, temos que cuidar da Natureza", defende. E para isso, para mudar de rumo, é necessário o esforço de toda a comunidade a nível global. António Guterres desafia a que a população repense o que compra e utiliza, que adote hábitos e modelos agrícolas sustentáveis. 

O secretário-geral da ONU defende que o planeta se comprometa com um futuro verde e resiliente. "Vamos colocar a natureza onde pertence, no centro das nossas decisões", apela. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório