Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Praga expulsa funcionários da embaixada russa por rumor de envenenamento

A República checa expulsou dois diplomatas russos após um funcionário da embaixada da Rússia ter divulgado um rumor sobre um ataque planificado com veneno contra três políticos de Praga, declarou hoje o primeiro-ministro checo.

Praga expulsa funcionários da embaixada russa por rumor de envenenamento
Notícias ao Minuto

15:14 - 05/06/20 por Lusa

Mundo Ataque

"Um empregado da embaixada enviou informações deliberadamente inventadas ao [serviço de informações] BIS sobre um ataque planificado contra políticos checos", declarou aos media o primeiro-ministro Andrej Babis.

"Adotámos medidas apropriadas e adequadas e declarámos dois membros do pessoal da embaixada 'persona non gratae'", acrescentou, sem revelar as suas funções e identidades.

Em abril, o semanário checo Respekt citou frontes dos serviços de informações indicando que um cidadão russo que utilizava um passaporte diplomático tinha recentemente chegado a Praga com ricina, um veneno tóxico.

Em resposta, Dmitri Peskov, porta-voz de Vladimir Putin, qualificou na segunda-feira de "desinformação" a investigação do Respekt.

No momento da publicação do artigo no Respekt, três políticos de Praga -- o presidente da câmara municipal, Zdenek Hrib, o presidente do distrito 6 de Praga, Ondrej Kolar, e o presidente do distrito de Praga-Reporyje, Pavel Novotny -- foram colocados sob proteção policial por terem irritado a Rússia, segundo os media.

Em abril, Colar ordenou em abril a retirada de uma estátua da época comunista dedicada ao general Ivan Konev, que chefiou as tropas do Exército Vermelho que libertaram Praga dos nazis em 1945, mas também considerado por muitos checos como um símbolo do domínio soviético.

Por sua vez, Hrib apoiou a alteração do nome da praça em Praga onde está situada a embaixada da Rússia, para lhe conceder o nome do líder da oposição russa Boris Nemtsov, assassinado em 2015.

Por fim, o bairro de Novotny instalou um memorial dedicado ao exército do genral Andrei Vlassov, integrado por soldados soviéticos que, feitos prisioneiros, combateram ao lado dos alemães antes de se rebelarem nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial e participarem na libertação de Praga em maio de 1945.

Estas decisões agravaram as medíocres relações entre Praga e Moscovo, com o Kremlin a denunciar uma lógica de "desinformação" e de "fantasmas doentes".

Hoje, Babis citou os serviços de informações que consideraram a falsa ameaça de envenenamento como resultante de lutas intestinas na embaixada da Rússia.

O funcionário da embaixada russa "provocou novas complicações nas relações russo-checas e que prejudicaram a boa reputação da Federação da Rússia da República checa", sublinhou o primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório