Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo dos EUA promete que massacre de Tiananmen "não será esquecido"

O Governo norte-americano classificou o massacre de estudantes chineses que se manifestavam na praça de Tiananmen, em Pequim, em 1989, como "uma tragédia que não será esquecida".

Governo dos EUA promete que massacre de Tiananmen "não será esquecido"
Notícias ao Minuto

14:03 - 05/06/20 por Lusa

Mundo Casa Branca

"Os Estados Unidos pedem à China para que honre a memória dos que perderam a vida e forneça um relato pormenorizado dos que foram mortos, detidos ou continuam desaparecidos, após os eventos na praça Tiananmen, no dia 4 de junho de 1989", disse a Casa Branca, num comunicado divulgado na noite de quinta-feira.

O comunicado refere-se à sangrenta intervenção do exército chinês nas noites de 03 e 04 de junho de 1989, que terminou sete semanas de protestos de estudantes e trabalhadores contra a corrupção e a ausência de democracia na China, provocando várias centenas de mortes.

"O massacre do Partido Comunista Chinês de civis chineses desarmados foi uma tragédia que não será esquecida", prometeu a porta-voz do Governo norte-americano Kayleigh McEnany.

Washington também pede a Pequim que "termine a perseguição sistemática de milhões (de pessoas) de minorias étnicas e religiosas".

A China respondeu a este comunicado, hoje, pedindo aos Estados Unidos que "abandonem os seus preconceitos ideológicos" e "cuidem dos seus próprios assuntos".

"Os Estados Unidos ainda se orgulham da sua chamada democracia e direitos humanos, mas (...) não têm lições para dar", disse o porta-voz da diplomacia chinesa Geng Shuang.

Esta troca de acusações acontece num momento de escalada de tensões entre os Estados Unidos e a China, com vários episódios que afetam a guerra comercial entre os dois países e com acusações mútuas de má gestão na pandemia de covi-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório