Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Governo checo reabre fronteiras com três países próximos

A República Checa vai reabrir as suas fronteiras com a Áustria e a Alemanha hoje ao meio-dia (11:00 em Lisboa), dez dias antes do planeado e quase três meses depois de as encerrar devido à covid-19, anunciou o Governo.

Governo checo reabre fronteiras com três países próximos
Notícias ao Minuto

10:24 - 05/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

As viagens para a Hungria também serão permitidas a partir deste mesmo horário.

A República Checa havia encerrado todas as suas fronteiras em 16 de março para combater a pandemia do coronavírus, que causa a doença covid-19.

O país já tinha reaberto as suas fronteiras com a Eslováquia na quinta-feira.

Os cidadãos desses quatro países não precisarão de fornecer provas que não estão contaminados nem serão colocados em quarentena.

Na segunda-feira, o Governo checo anunciou que reabriria em 15 de junho as suas fronteiras com países "seguros", incluindo os seus vizinhos, mas também com a Suíça, a Finlândia e os países bálticos.

A partir dessa data, os checos também poderão viajar, inclusive para países muito mais afetados pelo vírus, mas onde a pandemia está em declínio acentuado, como Bélgica, França, Itália, Espanha.

No entanto, as pessoas desses países precisarão ter um certificado de teste de vírus negativo.

E os checos que retornam da Grã-Bretanha ou da Suécia, onde o vírus ainda não parece estar sob controlo, também terão de fornecer um certificado de não contaminação.

A República Checa registou 9.500 casos de coronavírus e 325 mortes por covid-19, para uma população de 10,7 milhões de pessoas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 387 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório