Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Reforço no Algarve; Mais 377 casos e 10 mortes em 24h

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Reforço no Algarve; Mais 377 casos e 10 mortes em 24h

O Governo reuniu-se em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, e aprovou o Plano de Estabilização Económica e Social - cujas principais medidas pode consultar aqui - que António Costa depois apresentou aos portugueses. O primeiro-ministro esclareceu ainda que as restrições na Área Metropolitana de Lisboa vão ser reavaliadas na próxima terça-feira, dia 15

Em seguida, o chefe do Governo deu uma entrevista à TVI onde garantiu que não devemos achar "que o pior já passou" e assegurou que o plano aprovado em Conselho de Ministros não adia "nenhuma das medidas do OE2020". Mas, admitiu, vem aí um "cenário negro".

Portugal regista, esta sexta-feira, 33.969 casos confirmados (mais 377 do que ontem, uma variação de 1,12%) e 1.465 mortes (mais 10, um aumento de 0,69%) pela Covid-19.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h30 - Boa tarde! Este registo termina, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências do novo coronavírus aqui

15h27 - A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição discordou hoje da reabertura dos centros comerciais em Lisboa em 15 de junho, considerando o adiamento "lesivo" para o retalho não alimentar, o qual tem sido "muito prejudicado".

15h18 - A Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve registaram reduções superiores a 40% no valor de compras e levantamentos por multibanco por habitante em abril, comparativamente a período homólogo, revelou o Instituto Nacional de Estatística.

15h16 - A região de Lisboa e Vale do Tejo tem "números de incidência relativamente elevados" em relação ao resto do país, representando 89% dos novos casos de Covid-19 hoje registados, disse Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

15h08 - Cabo Verde registou mais 34 casos do novo coronavírus, 29 dos quais na cidade da Praia, e o total acumulado desde 19 de março aumentou para 536, informou hoje o Ministério da Saúde.

15h00 - João Pedro Matos Fernandes está na Costa de Caparica a inaugurar a nova sinalética instalada nas praias a indicar qual a respetiva ocupação. "Vamos ter, sem dúvida, um ótimo verão em que as pessoas vão poder usufruir da praia", disse o ministro do Ambiente, acrescentando que "todos precisamos dela mais do que nunca" e que "o poderão fazer em segurança". 

"Para o ministério do Ambiente, a época balnear abria a 6 de junho no país todo. A abertura não é uma decisão nossa é, sobretudo, das autarquias que quiseram que as praias abrissem mais tarde", sublinhou.

Recorde aqui o calendário para a abertura da época balnear nas várias regiões do país.

14h54 - A pandemia do novo coronavírus já matou 385.869 pessoas e infetou mais de 6,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11 horas de hoje, baseado em dados oficiais.

14h43 - A Comissão Europeia espera que o espaço de livre circulação dentro da União Europeia volte a ser uma realidade até ao final do corrente mês de junho, com a abertura de todas as fronteiras internas, disse hoje a comissária dos Assuntos Internos.

14h34  - A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal lamentou a "quase ausência" de medidas fiscais no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), apresentado na quinta-feira, ainda que faça uma apreciação positiva de parte das soluções apontadas.

14h29 - Shirley de Oliveira é uma empresária que escreve mensagens em pequenos cartões e depois coloca-os em árvores nas praças de Goiânia, no Brasil, durante a pandemia da Covid-19, conta o G1. "A forma que eu encontrei de colaborar foi doando o que tenho a sobrar, que é amor", explica. 

14h20 - O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou importante a decisão do Governo de contratar mais profissionais de saúde. "As medidas ontem [quinta-feira] anunciadas são importantes. A contratação de mais médicos, mais enfermeiros, mais assistentes operacionais e mais técnicos de diagnóstico e terapêutica é absolutamente fundamental para o funcionamento dos hospitais. Mas os incentivos não chegam. Acho que este é o momento das pessoas pensarem que estes profissionais de saúde devem ser valorizados", referiu Miguel Guimarães.

14h04 - A cidade russa de Severodvinsk, no Ártico, com 180 mil habitante foi colocada em quarentena, por um período indeterminado, devido ao aumento do número de casos de infeção pelo novo coranavírus.

13h58 - A Associação Portuguesa de Centros Comerciais alertou para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de junho.

13h57 - Os Açores estão desde hoje sem caso ativos de infeção por Covid-19, com a recuperação, nas últimas 24 horas, da única doente que ainda estava infetada, informou a Autoridade de Saúde Regional.

13h55 - O balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde dá conta de um aumento dos casos confirmados da Covid-19 em Portugal. Conheça os concelhos mais afetados.

13h47 - Graça Freitas afirma ainda que "a percepção do risco [dos portugueses] começa a ser menor. As pessoas estão mais aliviadas". E se a percepção é menor "é mais normal que tendam a abandonar o estado de isolamento", motivo pelo qual a Diretora-Geral de Saúde reforçou o apelo para que as pessoas se mantenham em casa e evitem ajuntamentos.

"O nosso país está à beira de controlar a situação epidémica, temos de fazer um esforço final para quem está positivo, ou é contacto deste, cumprir o isolamento para não contagiar amigos, conhecidos, colegas e familiares". Estas pessoas não devem ir trabalhar, conviver, e os seus filhos não devem ir à escola em nenhuma circunstância

13h40 - Tendo em conta a abertura da época balnear, e com a ida de muitas famílias para o Algarve para gozarem férias, o Governo vai assinar um despacho "que autoriza a mobilidade temporária de médicos e enfermeiros para serviços e estabelecimentos de saúde situados na área de Administração Regional de Saúde do Algarve, de acordo com as necessidades", anunciou o secretário de Estado, Lacerda Sales. 

13h35 - A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, afirma que o principal objetivo das autoridades, neste momento, será que a situação em Lisboa se estabilize, à semelhança do que acontece no resto do país. Relativamente aos feriados da próxima semana, e sobre a tendência dos portugueses em aproveitar estes dias para ir para outras zonas do país, Graça Freitas afirmou que se pode sair "mas com regras".

"Obviamente que quem esta doente ou suspeita que o está, não deve circular nem em Lisboa, nem para fora de Lisboa. Deve ficar na sua casa, isolado durante 14 dias. Não deve ir nem para a casa do lado", afirmou, referindo que em relação às outras pessoas que o conselho é que podem dirigir-se [a outras zonas] mas "nas suas próprias viaturas e sem grandes aglomerados familiares".

13h30 - O secretário de Estado da Saúde garantiu, na conferência desta sexta-feira, que a rede de ventilação nos hospitais tem capacidade suficiente para fazer face às necessidades que vierem a surgir. Disse, ainda, que a taxa de ocupação é de 62%, 350 camas ocupadas e 215 camas vagas, acrescentando que "só entre 16 a 20% é que é uma taxa de ocupação Covid-19" na generalidade do país.

13h25 - Começou a conferência acerca da incidência da Covid-19 no nosso país. 

Acompanhe aqui:

13h21 - Portugal regista, esta sexta-feira, 33.969 casos confirmados (mais 377 do que ontem, uma variação de 1,12%) e 1.465 mortes (mais 10, um aumento de 0,69%) pela Covid-19. Os dados constam no mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). É o maior aumento do número de infeções desde o dia 8 de maio

13h07 - Este ano morreram mais 2.374 pessoas entre 1 de março e 24 de maio do que no mesmo período do ano passado, revelam dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística hoje divulgados.

13h05 - Cerca de meia centena de trabalhadores do turismo, restauração e bebidas manifestou-se hoje no Porto para denunciar, em conferência de imprensa, despedimentos, atrasos no pagamento de salários e outras irregularidades na sequência da pandemia de Covid-19.

13h02 - Pequim vai reduzir o nível de emergência na resposta ao novo coronavírus, a partir de sábado, informaram hoje as autoridades locais.

12h58 - São já 19 o número de infetados pelo novo coronavírus no bairro da Quinta da Mina, na Azambuja. Inês Louro, a Presidente da Junta de Freguesia da Azambuja, em declarações à RTP, referiu que "está a ser feita "uma monitorização muito permanente a estas famílias para que as regras [de isolamento] sejam cumpridas"

12h50 - Premier League já tem data de regresso e este é o calendário. Esta sexta-feira foi revelado as datas das três primeiras jornadas, sendo que há dois jogos (Everton-Liverpool e Manchester City-Liverpool) cujo local do encontro ainda não está confirmado. 

12h40 - Jornal diz (erradamente) que Portugal tem maior taxa de infeção na Europa. O tablóide britânico Daily Mail escreve que só há dois países "piores" do que o Reino Unido no que toca às taxas de infeção por Covid-19 por milhão de habitantes: Os Estados Unidos e Portugal.

12h35 - Uma unidade de abate de aves em Alenquer, no distrito de Lisboa, tem oito casos de infeção confirmados e testou os quase 200 trabalhadores à Covid-19, aguardando pelos resultados, disse hoje fonte da delegação de saúde pública.

12h32 - Avança o El País que a Organização Mundial da Saúde atribuiu novamente a Espanha um número total de mortes que não vai de encontro ao revelado pelas autoridades de Saúde do país. A OMS fala em 27.940, enquanto o governo cifra os óbitos em 27.128.

12h25 - A Federação Nacional de Educação apelou ao Governo para que as medidas previstas para a Educação no Programa de Estabilização Social e Económica não se restrinjam ao aumento do investimento e consagrem a melhoria das condições de trabalho.

12h22 - O PCP considerou "insuficiente e limitado" o programa anunciado pelo Governo para responder à crise causada pela pandemia de Covid-19 e remeteu para mais tarde uma posição sobre o Orçamento Suplementar.

12h15 - Mariana Mortágua reagiu às medidas apresentadas pelo Governo, esta sexta-feira a partir do Parlamento, considerando que "o que está em causa com o Orçamento Suplementar é um plano de emergência" que "tem que respeitar o Orçamento de 2020". "Há agora novas medidas que são urgentes e que têm de estar no terreno o mais depressa possível, para evitar que as pessoas caiam na pobreza. A nossa preocupação é essa"

"Vamos continuar a acompanhar estas medidas de emergência, vamos continuar a dialogar com o Governo e a apresentar propostas e soluções", garantiu a deputada do Bloco de Esquerda. 

11h56 - O CDS-PP considerou que o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) apresentado pelo Governo é "pouco ambicioso", fica "aquém do esperado" em matérias essenciais e "pouco ou nada diz" sobre retoma económica.

11h52 - O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu nas últimas 24 horas para 4.756, mais 155, em quase 170 mil casos, nos 54 países, segundo os dados da pandemia no continente.

11h44 - António Costa falou esta sexta-feira aos jornalistas após uma visita ao aeroporto de Lisboa, deixando uma mensagem aos "nossos compatriotas que vivem, trabalham e estudam lá fora, a quem nunca pode ser negado o direito a regressar a sua casa", bem como aos estrangeiros que acolhemos em Portugal e a quem "nunca lhes podíamos fechar as portas para poderem regressar aos seu país de origem ou ir visitar os seus familiares". 

Assim, considerou o primeiro-ministro, a "manutenção da operação deste aeroporto foi essencial para afirmar uma das características essenciais do nosso país: somos e continuaremos a ser um país aberto ao mundo"

Leia aqui ao pormenor as declarações do chefe do Governo

11h39 - O que a Estabilização Económica e Social significa para a Saúde? No Twitter, o Gabinete da Ministra da Saúde explicou que o "programa contempla a consolidação laboral de cerca de 2.800 profissionais do SNS e a contratação de mais 2.700, a recuperação da atividade assistencial" e o "reforço da capacidade de cuidados intensivos e da saúde pública". 

11h31 - Quanto vão receber os trabalhadores com 'novo' lay-off (e como funciona)? Lay-off simplificado mantém-se até julho, a partir daí o Governo desenhou um novo quadro de apoios. Tire aqui todas as suas dúvidas.

11h20 - Uma piscina em Chartres-de-Bretagne, junto a Rennes, em França, foi uma das primeiras a abrir no país depois de cerca de dois meses e meio encerrada devido ao confinamento imposto pela pandemia da Covid-19. A reportagem é da AFP - veja as imagens em baixo. 

10h56 - "Não vamos colocar o Estado numa situação débil". "A austeridade significa, em períodos recessivos, cortar despesa ou aumentar impostos. Não vamos fazer isso, mas não vamos também colocar o Estado numa situação débil", Mário Centeno, em entrevista à Antena 1. Saiba aqui ao pormenor o que disse o ministro das Finanças. 

10h45 - A Turquia vai impor o recolher obrigatório durante o próximo fim de semana para conter a propagação da pandemia de Covid-19, apesar de a maior parte das restrições ter sido levantada durante os últimos dias. 

10h37 - Covid-19? Bill Gates classifica teorias de conspiração como "estúpidas". O co-fundador da Microsoft e filantropo acredita que a desinformação pode vir a tornar-se um problema.

10h29 - O FC Porto explicou de que forma irá decorrer o processo de votação para as eleições de sábado e domingo no Dragão Arena. O clube sublinha a obrigação dos sócios de se apresentarem com máscara e aconselham os mesmos a levar uma esferográfica, como forma de prevenção da Covid-19.

10h26 - A República Checa vai reabrir as suas fronteiras com a Áustria e a Alemanha esta sexta-feira, dez dias antes do planeado e quase três meses depois de as encerrar devido à Covid-19.

10h20 - Seis concelhos da Área Metropolitana de Lisboa registam aumentos superiores a 150% no número de casos de infeção por Covid-19 desde o fim do estado de emergência. Em Loures e na Amadora a subida ultrapassa os 180%.

Já a Área Metropolitana do Porto  registou 923 novos casos de infeção por Covid-19 desde o fim do estado de emergência, em 2 de maio, pouco mais de 11% dos verificados no país em igual período.

Há oito concelhos com mais de mil casos de Covid-19 em Portugal. Saiba quantos há no seu.

10h17 - Mais de 70% dos casos de infeção por Covid-19 reportados desde o fim do estado de emergência, em 2 de maio, foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, que até àquela data tinha apenas 20% dos infetados do país.

10h15 - Bélgica. Os dados da Saúde Pública dão conta, esta sexta-feira, de 29 mortes e 140 novos infetados por Covid-19. Desde o início da pandemia, há a registar 58.907 infetados no país e 9.566 mortos.

10h13 - A hidroxicloroquina entrou no nosso vocabulário devido à pandemia do novo coronavírus. Há quem a 'recomende' e quem a queira manter afastada e já foram muitos os 'altos e baixos' deste fármaco durante o processo. A AFP fez um gráfico que resume cronologicamente todas as incidências. 

09h51 - Carecas apresentam risco mais elevado de quadros severos de Covid-19. A correlação entre calvície e sintomas severos de Covid-19 é tão forte que alguns cientistas acreditam que deveria ser considerado um fator de risco. Explicamos-lhe neste artigo.

09h49 - Pedro Granger mostrou-se a fazer o teste à Covid-19. Ao que parece, o ator resolveu fazer o teste para ter a certeza de que poderia festejar em grande o seu aniversário.

09h30 - Rússia. O país confirma, esta sexta-feira, 8.726 novos casos de Covid-19, o que aumenta para 449.834 o número de infetados desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, registou ainda 144 mortes pelo novo coronavírus. São, agora, no total, 5.528 vítimas.

09h27 - A vacina contra a Covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revela hoje o The Times. Com o declínio nos casos de coronavírus no Reino Unido, os cientistas precisam de um local com maior nível de infeção pelo vírus para demonstrar se é eficaz ou não.

09h10 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou, esta sexta-feira, uma orientação sobre gravidez e parto. Esta "tem como objetivo a minimização da exposição à infeção pelo novo coronavírus das grávidas, recém-nascidos e profissionais em contexto de pandemia de Covid-19".

09h00 - O primeiro-ministro admitiu que "prever uma recessão de 6,9% é um cenário negro". E acrescentou: "Não é ser otimista". Quais são, até ao momento, as previsões para a economia portuguesa?

08h56 - Duas empresas da região Centro criaram um equipamento móvel, já em comercialização, que pode inativar o coronavírus responsável pela Covid-19, fazendo uso da tecnologia de radiação ultravioleta (UV-C), validada a nível científico na eliminação de microorganismos.

08h43 - Um popular medicamento para indigestão "acelera recuperação do coronavírus" e... é vendido em Portugal. Saiba tudo aqui. 

08h39 - Portugal registou, esta quinta-feira, mais 8 mortos por Covid-19 e 331 novos casos de infeção, num total de 1.455 óbitos e 33.592 casos. Recorde o boletim epidemiológico ontem revelado pela Direção-Geral da Saúde. 

08h26 - Risco de uma segunda vaga de Covid-19 em França é "extremamente elevado". Quem o diz é um estudo publicado hoje, que aponta que o número de pessoas suscetíveis de contágio permanece alto, com baixa percentagem de imunizados. Contudo, o presidente do Conselho Científico francês disse hoje que a "epidemia está neste momento controlada".

08h20 - Alemanha. De acordo com os dados revelados pelo Instituto Robert Koch, o país regista, esta sexta-feira, um total de 183.271 casos confirmados de Covid-19 (mais 507 do que no dia anterior) e 8.613 mortes (mais 32 em relação às últimas 24 horas).

08h12 - A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou hoje o Ministério da Saúde.

07h54 - Peru declarou que o oxigénio medicinal é um bem de interesse nacional, para garantir o seu abastecimento face à elevada procura no país, com 183.198 casos de covid-19 e 5.031 mortes registadas.

07h46 - O otimismo e o espírito de sobrevivência são os sentimentos dominantes nos concessionários das praias da linha de Cascais que, em contrarrelógio, ultimam os preparativos para a abertura de uma época balnear cheia de desafios devido à Covid-19. Já no Algarve, ultimam-se os preparativos para a abertura da época balnear, no sábado, concentrados em garantir o cumprimento das normas na prevenção.

07h42 - O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de Vovid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, em Lisboa.

07h36 - O Brasil ultrapassou na quinta-feira a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes pela covid-19, após atingir um novo recorde diário de 1.473 óbitos nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais.

07h32 - Os Estados Unidos registaram 1.021 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de 108 mil óbitos desde o início da pandemia, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins.

07h30 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para acompanhar todas as incidências sobre o novo coronavírus. Para aceder AO MINUTO da noite de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório