Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Guiné-Bissau indignada com atuação das forças de segurança nos EUA

O Governo da Guiné-Bissau manifestou hoje indignação com a atuação das forças de segurança dos Estados Unidos sobre os afro-americanos e pediu às autoridades norte-americanas para garantirem a observância dos direitos e liberdades das minorias étnicas.

Guiné-Bissau indignada com atuação das forças de segurança nos EUA
Notícias ao Minuto

23:15 - 04/06/20 por Lusa

Mundo George Floyd

Num comunicado do Conselho de Ministros, o Governo guineense "manifesta a sua indignação quanto ao exercício desproporcional das autoridades policiais norte-americanas sobre os afro-americanos e de que resultou o assassinato cruel de George Floyd".

O executivo "apela às autoridades norte-americanas no sentido de instituir mecanismos que garantam a estrita observância dos direitos e liberdades de minorias étnicas, dando assim provas do seu privilegiado estatuto de nação mais democrática do mundo", pode ler-se no comunicado, divulgado à imprensa, na sequência da reunião hoje realizada.

George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu, em 25 de maio, depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de a vítima dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.

Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido, acusado de homicídio em segundo grau e de homicídio involuntário. Os três restantes agentes da polícia foram acusados de cumplicidade.

A morte de Floyd ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) numa loja.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório