Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Chile regista 81 mortes e 4.664 novos casos nas últimas 24 horas

As autoridades chilenas reportaram hoje 81 mortes e 4.664 novos contágios da covid-19, elevando o número total para 118.292 infetados e 1.356 óbitos, números que provam que o país está longe de superar a pandemia.

Chile regista 81 mortes e 4.664 novos casos nas últimas 24 horas
Notícias ao Minuto

18:39 - 04/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, explicou, em conferência de imprensa, que o grande foco da pandemia continua a ser a capital, Santiago, onde se contabilizam mais de mil mortos e garantiu que o principal desafio agora é aumentar a rastreabilidade dos casos.

"O nosso foco fundamental, além de aumentar os testes, é gerar uma plataforma que nos leve a recuperar na região metropolitana uma rastreabilidade de, pelo menos, 80% dos casos, porque hoje em dia estamos nos 60% e isso é insuficiente", indicou Mañalich.

Além do número de novos casos de contágio e de mortos, nas últimas 24 horas aumentou também o número de doentes nas unidades de cuidados intensivos para 1.496, dos quais 1.261 precisam de ventilação mecânica.

"Fiquem em casa, saiam metade das vezes das que saíam na semana passada, lavem as mãos obsessivamente e usem sempre a máscara, a menos que estejam sozinhos", apelou o ministro.

Ao contrário de países vizinhos como o Perú ou a Argentina, o Chile descartou inicialmente o confinamento total da população e optou por isolar as comunas (bairros) com mais contágios, mas viu-se obrigado a mudar de direção depois do aumento exponencial de casos, ao decretar uma grande quarentena na capital.

A medida, em vigor desde 15 de maio, mantém confinadas quase sete milhões de pessoas e vai durar, pelo menos, até 12 de junho, embora as extensões desse prazo não estejam descartadas, já que o vírus parece não dar tréguas.

Segundo a Sociedade Chilena de Medicina Intensiva (Sochimi), o confinamento não está a ser cumprido e a mobilidade na capital foi reduzida em apenas 30%.

"Independentemente de qual seja o rumo das medidas mais restritas, quarentenas, cordões sanitários ou outras, podemos dizer com bastante certeza que a nossa forma de atuar nos próximos meses e anos tem de mudar", referiu o instituto.

O Chile é um dos países que mais testes faz na região, com cerca de 650.000 realizados até agora, está em estado de emergência, com recolher obrigatório, e escolas, universidades e fronteiras fechadas desde meados de março, bem como a maioria de negócios que não sejam de primeira necessidade.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 385 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório