Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Indía e Austrália reforçam cooperação militar perante tensões com China

A Índia e a Austrália reforçaram hoje os seus laços de defesa, através de um acordo sobre apoio logístico militar e cooperação marítima, perante as crescentes tensões com a China, uma superpotência regional.

Indía e Austrália reforçam cooperação militar perante tensões com China
Notícias ao Minuto

18:39 - 04/06/20 por Lusa

Mundo Índia/Austrália

Durante uma cimeira virtual, devido às restrições de viagens por causa da pandemia de covid-19, os líderes da Índia e da Austrália assinaram hoje um acordo de suporte logístico mútuo, que esperam venha a melhorar a sua parceria estratégica.

"A Índia está comprometida em intensificar ainda mais as suas profundas relações com a Austrália", disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nas suas observações iniciais.

"Numa época como esta, queremos especialmente lidar com amigos e parceiros confiáveis", respondeu o seu homólogo australiano, Scott Morrison.

Os dois países anunciaram, em comunicado, que os seus ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa passarão a reunir duas vezes por ano para discutir questões estratégicas.

Os dois países estabeleceram ainda acordos nas áreas da educação, mineração, ciência da defesa e tecnologia, durante a cimeira.

Canberra está em rota de colisão com Pequim, que tem mostrado desagrado com a pressão australiana por uma investigação sobre a gestão do Governo chinês no início da pandemia de covid-19.

As tensões também se intensificaram nas últimas semanas entre a Índia e a China, ao longo de seus 3.500 km de fronteira compartilhada, objeto de várias disputas entre os dois países que recentemente aumentaram a sua força militar na região.

Um alto funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse aos jornalistas que, durante a cimeira entre a Austrália e a Índia, a questão chinesa não foi discutida.

Mas analistas dizem que a crescente ambição da China na região, bem como as tensões atuais entre Washington e Pequim, estão a aproximar a Índia e a Austrália, para se protegerem de riscos externos.

"Eu não esperava que os dois (primeiros-ministros) dissessem a palavra "China", mas certamente estava presente nas suas mentes", disse Purnendra Jain, professor de estudos asiáticos na Universidade Australiana de Adelaide.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório