Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Militar dos EUA detido há dois anos no Irão foi libertado

Um militar norte-americano detido quase dois anos no Irão foi libertado e está de regresso aos Estados Unidos a bordo de um avião do governo suíço, anunciaram hoje fontes oficiais.

Militar dos EUA detido há dois anos no Irão foi libertado
Notícias ao Minuto

16:27 - 04/06/20 por Lusa

Mundo EUA/Irão

O enviado especial norte-americano para o Irão, Brian Hook, voou até Zurique (Suíça), acompanhado por um médico, para se encontrar com o ex-detido, Michael White, e trazê-lo de volta ao país.

A libertação de White faz parte de um acordo envolvendo um cientista iraniano-americano, que foi julgado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e depois de meses de negociações discretas entre os dois países relacionadas com troca de prisioneiros.

"Tenho o prazer de anunciar que o pesadelo terminou e que o meu filho está sob custódia norte-americana e de regressão a casa", afirmou Joanne White, mãe de Michael, numa declaração, em que agradeceu ao Departamento de Estado e a Bill Richardson, ex-embaixador norte-americano nas Nações Unidas e antigo governador do Estado do Novo México.

Michael White, natural de Imperial Beach, na Califórnia, foi detido pelas autoridades iranianas em julho de 2018 quando visitava uma mulher que conhecera nas redes sociais e por quem, entretanto, se apaixonara.

O fuzileiro norte-americano foi condenado a dez anos de prisão por ter insultado o supremo líder iraniano e por ter colocando 'online' informações privadas.

Apesar de grande especulação, a libertação de White não está relacionada com a deportação para o Irão, já esta semana, do cientista iraniano Sírios Asghari, referiram as fontes oficiais citadas pela agência noticiosa Associated Press (AP).

A libertação do fuzileiro norte-americano, prosseguiram as fontes, está envolvida noutra troca de prisioneiros, cujos pormenores devem ser conhecidos ao fim da tarde de hoje.

As relações entre os dois países têm sido tensas, depois de os Estados Unidos terem imposto sanções ao Irão, na sequência da decisão do Presidente norte-americano, Donald Trump, de sair do acordo nuclear de 2015.

A tensão foi agravada depois de tropas norte-americanas terem abatido o importante general iraniano Qassam Soleimani, no início deste ano, no aeroporto de Bagdad.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório