Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

UE trabalha com China para cimeira de líderes das instituições em breve

A União Europeia está a trabalhar com Pequim com vista à celebração de uma cimeira bilateral ao nível de líderes das instituições, que esteve prevista para março mas foi adiada devido à pandemia de covid-19, indicou hoje a Comissão Europeia.

UE trabalha com China para cimeira de líderes das instituições em breve
Notícias ao Minuto

15:07 - 04/06/20 por Lusa

Mundo União Europeia/China

Um dia após a chanceler alemã, Angela Merkel, ter decidido adiar a cimeira entre UE e China prevista para setembro, em Leipzig, durante a presidência semestral alemã do Conselho da União Europeia, ainda devido à covid-19, uma porta-voz do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, deu hoje conta dos contactos em curso entre Bruxelas e Pequim para a realização deste outro encontro entre as partes, ao nível de dirigentes instituições.

"Estamos a trabalhar ainda com autoridades chinesas para acordar uma data de uma cimeira bilateral", indicou a porta-voz, precisando que a União Europeia estará representada nesse encontro pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pelo presidente do Conselho Europeu, e pelo Alto Representante para a Política Externa, Borrell.

Fontes europeias indicaram à agência noticiosa francesa AFP que esta reunião deverá ter lugar no final de junho -- já depois do próximo Conselho Europeu, agendado para 19 de junho -- e deverá realizar-se por videoconferência.

A decisão de Berlim de adiar a cimeira UE-China agendada para 14 de setembro foi tomada na quarta-feira e comunicada por Merkel ao Presidente chinês, Xi Jinping, durante uma chamada telefónica, em que também participou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, informou um porta-voz do Governo alemão.

"Acordaram que, devido à pandemia do coronavírus, não seria possível realizar (a cimeira) na data prevista, pelo que se fará depois", adiantou o porta-voz, em mensagem distribuída através da rede social Twitter, na qual disse ainda que as três partes tinham realçado "a relevância" do encontro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório