Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Irão anuncia acordo sobre abastecimento de electricidade ao Iraque

O Governo iraniano anunciou hoje que firmou um novo acordo com Bagdad para o abastecimento de eletricidade ao Iraque nos próximos anos, apesar das pressões de Washington para eliminar as ligações no setor da energia entre os dois países.     

Irão anuncia acordo sobre abastecimento de electricidade ao Iraque
Notícias ao Minuto

12:26 - 04/06/20 por Lusa

Mundo Cooperação

O ministro iraniano da Energia, Reza Ardakanian, destacou que o novo acordo prevê cumprir as ligações durante 2020 e 2021 e deve ter uma duração superior aos contratos anteriores que eram de apenas um ano.

O acordo foi assinado durante a visita de Ardakadian a Bagdad, na quarta-feira, para a ampliação da cooperação com o gabinete do novo primeiro ministro do Iraque, Mustafa al Kazembi

O ministro da Energia assinalou que durante a deslocação foi paga a metade do pagamento referente ao abastecimento de eletricidade, cujo valor total corresponde a 400 milhões de dólares. 

Ardakanian, que também se reuniu com o ministro homólogo iraquiano, Mayid Mahdi Hantush, e com o presidente, Barham Saleh, que abordou o plano de cooperação de três anos entre empresas privadas dos dois países para a reconstrução do setor elétrico iraquiano.  

O Iraque enfrenta uma forte dependência de gás e eletricidade, assim como de alimentos, do Irão, apesar de ter assinado um acordo no mês passado com a Arábia Saudita sobre abastecimento elétrico

O vice-primeiro ministro e ministro das Finanças do Iraque disse na altura que o Governo vai cumprir as sanções dos Estados Unidos contra o Irão e que ia deixar de importar eletricidade e gás mas não se referiu a datas. 

Washington impôs sanções a Teerão em 2018, incluindo ao setor energético, mas permitiu extensões ao Iraque para manter as importações de energia do Irão. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório