Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Autoridades espanholas violaram o direito à vida com gestão da Covid-19

Decisão foi de uma juíza de Teruel.

Autoridades espanholas violaram o direito à vida com gestão da Covid-19
Notícias ao Minuto

11:41 - 04/06/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanh

Uma juíza de Teruel acaba de condenar o governo e as autoridades espanholas por violação do direito fundamental à vida. A magistrada considera que as autotidades do país agiram com "passividade" apesar de já em janeiro saberem do risco da pandemia da Covid-19 e de nada terem feito para evitaram a situação que se viveu no país.

De acordo com a ABC.es, esta decisão condena exclusivamente o governo aragonês, presidido por Javier Lambán e os seus organismos sociais e de saúde - o Serviço Aragonês de Saúde e o Instituto Aragonês de Serviços Sociais (IASS), do qual dependem os lares de idosos.

A pena é limitada à administração aragonesa porque foi a única arguida neste processo, mas a substância da pena é mais extensa e critica abertamente a gestão levada a cabo pelo Estado espanhol, com o governo central à cabeça.

O acórdão cita várias vezes o ministro da Saúde, Salvador Illa, e adverte que as autoridades espanholas tinham conhecimento da gravidade do Covid-19 desde janeiro, mas não agiram em conformidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório