Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Explosão em fábrica causa cinco mortos e 50 feridos na Índia

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas hoje no seguimento de uma explosão numa fábrica de produtos químicos no Estado de Gujarate, no oeste da Índia.

Explosão em fábrica causa cinco mortos e 50 feridos na Índia
Notícias ao Minuto

19:11 - 03/06/20 por Lusa

Mundo Explosão

O acidente ocorreu no interior de uma fábrica de produtos químicos agrícolas no distrito de Bharuch, em Gujarate, durante a tarde, enquanto dezenas de trabalhadores se encontravam dentro das instalações, anunciou o superintendente da polícia distrital, R.V. Chudasama, citado pela agência espanhola Efe.

Pelo menos "cinco trabalhadores morreram na explosão", afirmou, esclarecendo que o número total de vítimas só será conhecido quando o rescaldo for concluído.

O magistrado do governo do distrito, M. D. Modia, confirmou que várias dezenas de pessoas ficaram feridas com diferentes tipos de lesões, principalmente queimaduras, embora tenha evitado especificar um número total, já que o rescaldo ainda está em andamento.

Em declarações prévias a meios de comunicação locais, o magistrado tinha garantido que pelo menos 50 pessoas foram transferidas para diferentes hospitais nas horas seguintes à explosão, segundo o jornal indiano Indian Express.

As casas dentro do perímetro da fábrica foram evacuadas como medida de precaução devido às chamas e à presença de outras fábricas da mesma natureza, enquanto as autoridades investigam as causas da explosão.

Imagens recolhidas depois da deflagração mostram as chamas do incêndio com densas colunas de fumo e o colapso de grande parte das instalações. Segundo os relatos da imprensa local, o som da explosão foi ouvido num raio de três quilómetros.

Deslizamentos de terra, incêndios e outros acidentes industriais são predominantes na Índia, geralmente devido ao mau estado das infraestruturas e falta de manutenção, fatores alimentados ainda pela corrupção e práticas ilegais no setor da construção.

No mês passado, pelo menos 11 pessoas morreram e milhares foram afetadas por uma fuga de gás de uma fábrica de produtos químicos no Estado de Andhra Pradesh, no sul do país.

O país sofreu um dos maiores acidentes industriais da história quando uma fuga de gás tóxico de uma fábrica de pesticidas causou milhares de mortos na cidade de Bhopal, em 1984, e provocou sequelas que persistem até aos dias de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório