Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Floyd: França diz que declarações e expressões racistas serão sancionadas

O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, prometeu hoje que "qualquer falha, excesso ou qualquer palavra, incluindo expressões racistas" serão objeto de uma "sanção", garantindo que será intransigente sobre esta questão.

Floyd: França diz que declarações e expressões racistas serão sancionadas
Notícias ao Minuto

15:28 - 03/06/20 por Lusa

Mundo George Floyd

As declarações do ministro ao Senado francês foram feitas no dia a seguir às manifestações realizadas em Paris para denunciar "a violência policial" num protesto que surge na sequência das manifestações antirracismo nos Estados Unidos.

As manifestações nos Estados Unidos começaram depois da divulgação de imagens nas redes sociais que mostram a morte de um afro-americano causada por um polícia branco de Minneapolis (nos Estados Unidos), que pressionou o joelho contra o seu pescoço enquanto o detido estava algemado no chão e gritava que não conseguia respirar.

A morte de George Floyd, em 25 de maio, provocou protestos que se espalharam pelos Estados Unidos, mas também por outros países.

Os protestos contra a violência policial e o racismo têm-se sucedido em dezenas de cidades norte-americanas, incluindo Minneapolis, Los Angeles, Washington, D.C., Nova Iorque, Chicago, Atlanta e Salt Lake City, mas também em cidades de vários países, como a França, o Canadá, o Quénia e outros.

Na terça-feira, as manifestações em Paris degeneraram em confrontos com a polícia e levaram, durante a madrugada, à detenção de 18 pessoas na região de Paris.

Cerca de 20.000 pessoas juntaram-se frente ao Palácio da Justiça de Paris em protesto, depois da divulgação de um novo relatório forense que atribui a morte do jovem negro Adama Traoré, em 2016, à violência policial.

A manifestação começou por decorrer pacificamente, mas acabou por ser dispersada pela polícia, que recorreu a gás lacrimogéneo e cargas sobre os manifestantes, depois de alguns dos participantes terem lançado pedras e garrafas contra a polícia e vandalizado mobiliário urbano.

O Governo francês apelou à calma e pediu para não se comparar a situação aos protestos nos Estados Unidos motivados pela morte do afro-americano George Floyd.

No protesto de terça-feira eram visíveis cartazes com referências ao caso de George Floyd, embora a maioria pedisse justiça para Adama Traoré.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório