Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 29 detidos na Turquia em protesto contra violência policial

Pelo menos 29 pessoas que se manifestavam em Istambul, na Turquia, contra a violência policial e em apoio aos protestos nos Estados Unidos sobre o caso George Floyd, foram detidas, informou hoje a agência estatal da Turquia.

Pelo menos 29 detidos na Turquia em protesto contra violência policial
Notícias ao Minuto

12:08 - 03/06/20 por Lusa

Mundo George Floyd

Segundo a agência Anadolu, a polícia interrompeu uma manifestação que decorria no distrito de Kadikoy, em Istambul, na terça-feira, depois de o grupo de cerca de 50 ativistas ter ignorado os pedidos de dispersão.

Alguns dos manifestantes contra a violência policial foram vistos a empunhar um cartaz de George Floyd, um afro-americano que morreu quando um polícia branco de Minneapolis (nos Estados Unidos) pressionou o joelho contra o seu pescoço enquanto Floyd estava algemado no chão e gritava que não conseguia respirar.

As autoridades turcas proíbem frequentemente manifestações ou reuniões públicas por motivos de segurança e os grupos de direitos humanos acusam muitas vezes a polícia de usar força desproporcional para interromper protestos na rua.

No entanto, a morte de Floyd, em 25 de maio, provocou protestos que se espalharam pelos Estados Unidos, mas também por outros países.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, incluindo Minneapolis, Los Angeles, Washington, D.C., Nova Iorque, Chicago, Atlanta e Salt Lake City, mas também em cidades de vários países, como a França, o Canadá, o Quénia e outros.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, apelou, numa comunicação ao país, aos governadores dos estados afetados para que controlem a violência e avançou com a possibilidade de convocar o exército para repor a normalidade.

Os quatro polícias envolvidos no incidente foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi detido, acusado de assassínio em terceiro grau e de homicídio involuntário.

A morte de Floyd ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) numa loja.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório