Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Moçambique promete concluir este ano casas para famílias em Maputo

O Governo moçambicano prometeu hoje concluir, ao longo deste ano, a construção das casas para as famílias retiradas das proximidades da lixeira de Hulene, onde morreram 16 pessoas soterradas em fevereiro de 2018.

Moçambique promete concluir este ano casas para famílias em Maputo
Notícias ao Minuto

21:56 - 02/06/20 por Lusa

Mundo Moçambique

"Queremos crer que ao longo deste ano as casas serão concluídas", disse o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, após uma reunião deste órgão, em Maputo, capital do país.

Numa primeira fase, o realojamento das famílias que viviam nas proximidades da lixeira de Hulene estava previsto para finais de 2018, tendo, no entanto, o Governo prorrogado o prazo para meados de 2019, mas até hoje as pessoas continuam à espera.

No total, após o desastre, 269 famílias foram retiradas das imediações da lixeira de Hulene e agora, enquanto aguardam pela conclusão das obras, vivem em casas arrendadas, que têm sido pagas pelo executivo.

Na manhã de hoje, uma parte das famílias esteve à porta do Conselho Autárquico de Maputo para reclamar contra os atrasos de dois meses no desembolso dos subsídios para o pagamento das rendas, o que levou o Conselho de Ministros a aprovar uma "transferência extraordinária" para resolver a situação.

"O desembolso visa assegurar o arrendamento de casas durante o período que falta para a conclusão das casas definitivas na área de reassentamento", disse o porta-voz do Governo moçambicano, sem avançar o montante.

Cada família recebe trimestralmente 30 mil meticais (387 euros) para o pagamento da renda.

Na madrugada de 19 de fevereiro de 2018, uma parte da maior lixeira da capital, com altura de um edifício de três andares, desabou devido à chuva forte e abateu-se sobre diversas habitações precárias do bairro em redor.

Dezasseis pessoas morreram no local, das quais sete eram crianças.

Em 2018, o Governo moçambicano anunciou que a lixeira de Hulene seria encerrada, numa operação estimada em 110 milhões de dólares (98 milhões de euros ao câmbio atual).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório