Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Espanha cria novo imposto sobre embalagens de plástico

O Governo espanhol aprovou hoje o projeto de lei sobre resíduos e solos contaminados, que inclui, entre outras medidas, um novo imposto indireto sobre as embalagens de plástico, que deverá permitir arrecadar 724 milhões de euros.

Espanha cria novo imposto sobre embalagens de plástico
Notícias ao Minuto

15:37 - 02/06/20 por Lusa

Mundo Espanha

A ministra espanhola para a Transição Ecológica, Teresa Ribera, revelou em conferência de imprensa, depois de um Conselho de Ministros, que o novo imposto será de 0,45 euros por quilograma de embalagem de plástico não reutilizável.

O imposto será de caráter indireto e recairá sobre o fabrico, importação ou aquisição intracomunitária de embalagens plásticas não reutilizáveis que são utilizadas no mercado espanhol.

O Conselho de Ministros deu luz verde à proposta de lei sobre Resíduos e Solos Contaminados, que inclui o fim dos plásticos de utilização única, bem como à Estratégia Espanhola para a Economia Circular para reduzir a criação de resíduos em 15% até 2030 e um decreto para melhorar o controlo das transferências de resíduos.

O novo imposto insere-se na estratégia europeia para a redução dos resíduos, tendo Teresa Ribera alertado para o "uso absolutamente excessivo, irracional e irresponsável" das embalagens plásticas.

Vários organismos internacionais, como a Comissão Europeia e a OCDE -- Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico têm pressionado nos últimos anos Espanha no sentido de uma reforma da tributação verde que permita aumentar as receitas fiscais e penalizar ainda mais as atividades mais poluentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório