Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

França e Alemanha criticam impasse na nomeação de enviada da ONU

A França e a Alemanha denunciaram na segunda-feira, sem nomear, os EUA que bloqueiam há semanas a nomeação de uma ganesa para o posto de enviado da ONU para a Líbia, que está vago há mais de três meses.

França e Alemanha criticam impasse na nomeação de enviada da ONU
Notícias ao Minuto

06:37 - 02/06/20 por Lusa

Mundo Líbia

"Não fizemos qualquer progresso" a este propósito desde a proposta de dois nomes feita pelo secretário-geral, António Guterres, indicou o embaixador francês na Organização das Nações Unidas, Nicolas de Rivière, durante uma videoconferência conjunta com o seu homólogo alemão.

"O primeiro (nome) foi rejeitado e ainda não há acordo quanto ao segundo. É verdadeiramente doloroso", apesar de haver "urgência agora" com "uma situação na Líbia muito má", acrescentou.

Depois da demissão, ocorrida em 02 março por "razões de saúde", do libanês Ghassan Salamé, o chefe da ONU propôs o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros argelino Ramtane Lamamra, mas Washington vetou a nomeação, sem adiantar motivo.

Mais recentemente, segundo diplomatas, Guterres submeteu ao Conselho de Segurança o nome de uma ex-ministra do Gana, Hanna Serwaa Tetteh, de 53 anos, que é desde 2018 a representante da ONU na União Africana.

"É realmente negativo que neste momento a nomeação de um sucessor de Ghassan Salamé esteja bloqueada", acrescentou o embaixador alemão na ONU, Christoph Heusgen.

Na Líbia, "não há solução militar, só pode haver uma solução política", pelo que "ao bloquearem um acordo sobre a proposta do secretário-geral, os autores têm uma pesada responsabilidade", adiantou.

Segundo um diplomata, que se expressou sob anonimato, "os EUA têm condicionado uma nomeação a uma divisão da função", com um mediador político e um chefe de missão.

E isto, apesar de "todos estarem de acordo" com a escolha da ex-ministra para os dois papéis", acrescentou, em declarações à AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório