Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

MNE iraniano anuncia retorno ao país de cientista detido nos EUA

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano anunciou hoje o retorno ao Irão nos próximos dias do cientista Cyrous Asgari, detido nos Estados Unidos após ser acusado de roubo de segredos industriais.

MNE iraniano anuncia retorno ao país de cientista detido nos EUA
Notícias ao Minuto

10:02 - 01/06/20 por Lusa

Mundo Irão

"O caso do doutor Cyrous Asgari foi encerrado nos Estados Unidos e provavelmente voltará ao país dentro de dois ou três dias", disse o porta-voz do Ministério Abbas Moussavi, segundo a agência de notícias iraniana Isna.

"Isso acontecerá se nenhum problema ou obstáculo surgir até então", acrescentou.

Acusado de roubar segredos industriais durante uma visita académica ao estado do Ohio, Asgari foi absolvido em novembro, mas permanece detido, aparentemente por razões relacionadas com as leis de imigração.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão disse no mês passado que Asgari havia contraído o novo coronavírus durante a sua detenção.

O cientista disse em março ao jornal britânico The Guardian que a polícia norte-americana de imigração o mantinha num centro de detenção no estado do Louisiana sem saneamento básico e recusava-se a deixá-lo retornar ao Irão apesar da sua absolvição.

O Irão e os Estados Unidos, inimigos há décadas, ainda detêm reciprocamente vários nacionais do outro país.

Recentemente, devido à pandemia de covid-19, pediram a libertação destes prisioneiros.

O Irão é o país mais afetado no Médio Oriente pela pandemia, com mais de 150.000 infeções, incluindo quase 8.000 mortos.

Os Estados Unidos são o país mais afetado do mundo, com quase 1,8 milhões de casos, incluindo mais de 104.000 mortes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 370 mil mortos e infetou mais de 6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Várias prisões ou condenações de iranianos ocorreram nos Estados Unidos desde que o Presidente dos EUA, Donald Trump, em 2018 retirou o país do acordo nuclear iraniano concluído em 2015 e restabeleceu pesadas sanções contra Teerão.

O Irão, que detém pelo menos cinco norte-americanos, pediu recentemente uma troca abrangente de prisioneiros com os Estados Unidos, que detém quinze iranianos de acordo com uma lista compilada pela agência de notícias AFP a partir de comunicados oficiais e informações à imprensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório