Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Neozelandeses nas ruas contra o racismo e pela morte de Floyd

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em várias cidades da Nova Zelândia contra o racismo e em solidariedade com os protestos nos Estados Unidos pela morte do afro-americano George Floyd na segunda-feira passada durante uma detenção violenta.

Neozelandeses nas ruas contra o racismo e pela morte de Floyd
Notícias ao Minuto

09:16 - 01/06/20 por Lusa

Mundo Protestos

"Vidas negras importam", "vidas indígenas importam" ou "vidas muçulmanas importam" foram algumas das palavras de ordem ouvidas pelas ruas da cidade de Auckland durante a marcha, que envolveu cerca de 4.000 pessoas, segundo cálculos dos organizadores.

Manifestações de solidariedade com minorias também foram repetidas hoje em Wellington, capital da Nova Zelândia, e em Christchurch, local onde em 15 de março de 2019 ocorreu um ataque supremacista branco contra duas mesquitas que causou 51 mortos.

Entretanto, foi cancelada uma manifestação na Austrália que estava agendada para quarta-feira em protesto pela morte de Floyd e pelo elevado número de indígenas australianos presos, temendo-se confrontos numa altura em que estão impostas medidas de restrição sociais por causa da pandemia de covid-19.

A morte de Lloyd reabriu feridas na Austrália após a morte de David Dungay Jr, um jovem aborígene de 26 anos que morreu em 2015 num hospital da prisão de Sydney enquanto estava a ser imobilizado por cinco guardas.

George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu na noite de segunda-feira em Minneapolis, após uma intervenção policial violenta, cujas imagens foram divulgadas através da internet.

Floyd foi detido por suspeita de ter tentado pagar com uma nota falsa de 20 dólares num supermercado. Num vídeo filmado por transeuntes e divulgado nas redes sociais, é possível ver um dos agentes pressionar o pescoço da Floyd com o joelho durante vários minutos.

Desde então, várias cidades norte-americanas, incluindo Washington e Nova Iorque, têm sido palco de manifestações, com os protestos a resultarem frequentemente em confrontos com a polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório