Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Norte sem novos infetados. Recuperados voltam a adoecer?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Norte sem novos infetados. Recuperados voltam a adoecer?
Notícias ao Minuto

08:48 - 01/06/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19:

A partir de hoje, assistimos a uma nova fase de progressivo regresso à normalidade na sequência da pandemia que afetou o mundo. Portugal inicia, esta segunda-feira, a terceira fase de desconfinamento.

Esta terceira fase significa que chega ao fim o dever cívico de recolhimento; deixa de ser obrigatório o teletrabalho, passam a ser permitidos ajuntamentos até ao limite de 20 pessoas, entre outras novas regras que entram em vigor.

Algumas destas medidas deixam de fora Lisboa, por ter registado um grande aumento do número de casos de infeção na última semana, mantendo certas restrições.

Esta segunda-feira, Portugal registou um total de 1.424 mortes associadas à Covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infetados (mais 200).

Para além do nosso país, também Espanha, Itália e Reino Unido preparam um alívio nas medidas de desconfinamento.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h08 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h05 - A Duquesa da Cornualha, Camila Shand, deixou hoje uma mensagem de agradecimento a todos os que se voluntariaram durante este período de pandemia para ajudar os que mais precisam.

15h00 - No âmbito do Dia Mundial da Criança, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Quinta das Torres, na Amadora, onde voltou a agradecer aos que garantiram o apoio dos lares, ao pessoal sanitário e aos autarcas que ajudaram naquele que, para o Presidente da República, é "o capitulo mais longo e difícil das [nossas] memórias".

14h52 - Cinco crianças estão internadas com covid-19 no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, uma das quais está nos cuidados intensivos, revelou hoje a diretora-geral da Saúde. "As notícias são boas. Estiveram 14 internadas, à data estão cinco e apenas uma está em cuidados intensivos", disse Graça Freitas.

14h44 - À luz do conhecimento atual da doença, o novo coronavírus não se transmite pela água em piscinas, mas existem outros riscos a ter em conta. Saiba quais.

14h32 - O Montenegro, o primeiro país da Europa a declarar-se "livre do coronavírus" começou a permitir hoje a entrada de turistas com o objetivo de recuperar a vital indústria turística do pequeno Estado balcânico.

14h20 - Os Açores não registaram novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas e mantêm um total de 146 infetados, com dois doentes que ainda não recuperaram.

14h10 - O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, reabriu hoje, Dia Mundial da Criança, com medidas de segurança face à pandemia de covid-19 e entrada gratuita para os mais pequenos ao longo deste mês em que celebra 80 anos.

13h51 - As duas centenas de trabalhadores da fábrica de conservas ESIP, de Peniche, que se mantêm em quarentena, já realizaram o teste à Covid-19 e os resultados foram todos negativos, disse hoje fonte da empresa.

13h40 - DGS. Uma das 14 vítimas mortais é um homem, situado na faixa etária dos 40 aos 49 anos de idade (são 16 vítimas no total, dentro deste grupo etário). Recorde-se que ontem foi anunciada a segunda morte na faixa etária dos 20 aos 29 anos, uma "situação de doença complexa associada à Covid-19" (outra morte foi de um homem com origem no Bangladesh), sendo estas as vítimas mortais mais jovens em Portugal.

13h38 - DGS. Há 8 concelhos com mais de mil casos de Covid-19 (Saiba quantos há no seu). Esta segunda-feira, a região Norte não regista nenhum caso de infeção nas últimas 24 horas (número total mantém-se nos 16.760), ainda que totalizando sete mortes das 14 hoje anunciadas.

13h30 - Recuperados que voltam a ficar infetados? A diretora-geral de Saúde explicou que "é verdade" e que "há estudos sobre isso". "Algumas pessoas que têm alta, portanto, que recuperaram da doença e deixaram de ter sintomas, dão teste negativo e depois, noutros contextos, como estudos, são testadas novamente e podem ter resultado positivo", admitiu.

"Isso não quer dizer que no trato respiratório tenham vírus que seja capaz de lhes provocar doença ou de se transmitir a outras pessoas. Quer dizer, muitas vezes, que há partículas virais presentes na garganta e o teste pode dar ainda positivo, não significa uma nova recaída, nem que essa pessoa transmita", acrescentou.

13h19 - Imunidade. Questionada sobre esta questão, Graça Freitas ressalvou que "a doença tem poucos meses", mas que se sabe já que "há pessoas que têm anticorpos". "O que não  sabemos ainda qual é qual é o nível de anticorpos protetor", disse, sublinhando que ainda há muito a aprender sobre a imunidade. "Temos que aprender quais são os bons testes, o que é que esses testes nos dão em termos de presença ou ausência de anticorpos, qual é a quantidade necessária de anticorpos para ser protetora e quanto tempo é que essa proteção vai durar", explicou, lembrando que é por ess razão que o Instituto Ricardo Jorge está a realizar um estudo serológico.

13h19 - A conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) irá contar hoje com a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, e com Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.

13h07 - Portugal regista este domingo 1.424 mortes associadas à Covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infetados (mais 200), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

13h06 - A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) defendeu hoje a importância de o novo pacote de medidas de apoio à economia prolongar o 'lay-off' e, mais do que estabelecer "meras moratórias fiscais", eliminar prestações como o pagamento por conta.

13h02 - De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa até às 11:00 de hoje (12:00 em Lisboa), já morreram pelo menos 372.047 pessoas e há mais de 6.182.860 infetados em todo o mundo, desde o início da epidemia.

12h55 - À procura de uma máscara cheia de estilo? O estilista português Gio Rodriguez apresenta máscaras, para ele e para ela, aprovadas pelo CITEVE.

Ver esta publicação no Instagram

Porque não? #giorodrigues #fashionmask #couplelove #editorial #blondcouple

Uma publicação partilhada por Gio Rodrigues (@giorodriguesoficial) a 29 de Mai, 2020 às 9:02 PDT

12h50 - A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a covid-19 apresentado este fim de semana. Trata-se do antiviral Afivavir, que se mostrou eficaz no combate ao novo coronavírus, em diversos ensaios clínicos.

12h31 - Jerónimo de Sousa visitou hoje a Escola Básica da Brejoeira, em Brejos de Azeitão, espaço onde "todas as condições de segurança, higiene estão garantidas". O líder do PCP diz que o regresso do ensino pré-escolar é essencial para que "as crianças possam preencher esta etapa fundamental" da sua educação. Mas deixou uma crítica ao Estado por não garantir a todos "o equipamento de proteção individual", que nesta escola foi garantida pela administração do estabelecimento, mas que segundo Jerónimo de Sousa deve ser "financiado pelo Estado".

Questionado sobre António Costa e Silva, responsável pela elaboração do plano de recuperação da economia, Jerónimo de Sousa afirmou que não vê qualquer impedimento em o Governo se fazer acompanhar de assessores para elaborar o plano de reestruturação mas lembra que é "fundamental" que este plano seja discutido na Assembleia da República e que o  plano das relações dos partidos se mantenha.

12h30 - No dia em que os jardins de infância voltam a abrir, o Ministério da Educação recorda as cinco regras que os mais pequenos não devem esquecer.

12h23 - O Irão reportou esta segunda-feira mais 2.979 casos de infeção confirmados, referentes às últimas 24 horas, o maior registo diário em quase dois meses, segundo as autoridades de Saúde iranianas. São também reportadas mais 81 mortes.

12h20 - A contagem diária na Rússia ultrapassou os 9.000 casos de infeção por Covid-19 pelo segundo dia consecutivo, ao registarem-se esta segunda-feira mais 9.035 diagnósticos positivos, segundo reporta do The Moscow Times. As autoridades dão ainda conta de mais 162 mortes associadas à doença, elevando o número total para 4.855.

12h15 - Eis os cinco maiores erros no uso da máscara, segundo a Direção Geral de Saúde.

12h10 - Também o presidente de Odivelas, Hugo Martins, fez um rescaldo deste encontro. O autarca amenizou a situação referente ao concelho lembrando que "não existe em Odivelas um foco ou surto" de Covid-19. Contudo, lembrou, numa área com "3 milhões de habitantes e com larga mobilidade", é preciso "trabalhar em sintonia".

12h00 - Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, afirmou, em declarações à RTP 3, que após a reunião com a ministra da Saúde ficou decidido que serão feitas "equipas comuns (com elementos) da Câmara,  da saúde e da segurança social para visitar cada pessoa, ver qual a sua situação e fazer os testes aos mais próximos". Este disse ainda que uma das maiores preocupações no concelho tem a ver com os transportes públicos, situação para a qual o Governo tem de arranjar soluções. 

11h50 - A Polícia de Hong Kong proibiu hoje a vigília em memória do massacre de Tiananmen agendada para quarta-feira, considerando que esta violaria as medidas de prevenção da covid-19. Em 31 anos, esta será a primeira vez que a vigília não se realiza.

11h40 - A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, marcou presença na reabertura da Loja do Cidadão de Leiria. A ministra recordou que ninguém se deve deslocar até estas lojas sem antes fazer a sua marcação. "Não há necessidade de acorrer sem as marcações feitas", aconselhou, referindo que há "condições para voltar à normalidade, mas em segurança".

"Não vale a pena fazer filas à porta e é até contraproducente", disse.

11h22 - O diretor responsável pelas alterações climáticas, gestão de recursos naturais e tecnologia na Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Jean-Paul Adam, defende que a pandemia da covid-19 apresenta um conjunto de oportunidades na área da digitalização dos serviços e da comunicação.

11h16 - O índice de produção industrial afundou 25,9% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta segunda-feira. Em março, a queda tinha sido de 6,8%. Esta variação resulta já do impacto da pandemia do novo coronavírus - e consequente redução da atividade - na economia portuguesa, segundo o INE.

11h12 - A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou hoje "muita preocupação" com a reabertura dos jardins de infância e criticou o Ministério da Educação por não ter procedido à testagem generalizada de educadores e funcionários à covid-19.

11h02 - Rui Rio visitou, esta manhã, uma escola no Porto, no âmbito da reabertura deste espaço no âmbito da 3.ª fase de desconfinamento. O líder do PSD afirmou novamente que "a Oposição pode auxiliar" e não ter uma atitude sempre de "bota abaixo" na luta contra a pandemia. Posto isto, reforçou que o partido está disponível para "cooperarar em tudo aquilo que é de combate à pandemia". "Não estamos do lado do problema, mas da solução", atirou.

10h50 - A Itália vai fechar as suas fronteiras aos países que fazem o mesmo com os cidadãos italianos. Com base no princípio da reciprocidade, a Itália, que abrirá as suas fronteiras internacionais no próximo dia 3 de Junho, advertiu que não o fará para os países que impõem restrições à entrada dos seus cidadãos, noticia a Efe.

10h32 - Um verdadeiro caso de estudo. Investigadores estão a tentar perceber de que forma é que os infetados assintomáticos - aos quais denomina como "propagadores silenciosos" - estão a incentivar ativa e inadvertidamente o crescimento exponencial da pandemia. Saiba mais sobre este estudo aqui.

10h20 - A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, mais 19 mortos e 136 casos de infeção por Covid-19. Desde o início da pandemia, o país contabiliza 9.486 mortes e 58.517 casos de pessoas infetadas.

10h15 - A ministra da Saúde, Marta Temido, reúne-se hoje com os autarcas da região de Lisboa e Vale do Tejo para delinear uma estratégia de contenção da Covid-19, avança a RTP 3, numa altura em que esta é a região mais afetada pela pandemia no nosso país. 

10h12 - número de mortos em África devido à covid-19 subiu nas últimas 24 horas para 4.228, mais 159, e há mais de 147 mil casos, em 54 países, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

10h00 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a oferecer formação, em dezenas de língua, sobre resposta à Covid-19. 

09h45 - A Rússia registou, nas últimas 24 horas, mais 9.035 casos de infeção do novo coronavírus e 162 mortos. Assim sendo, desde o ínicio da crise sanitária, o país contabiliza um total de 414.878 infetados e 4.855 mortos.

09h30 - O Grande Prémio de Motociclismo do Japão, que estava agendado para os dia s16 e 18 de outubro, foi cancelado devido à pandemia daCovid-19, avança o El Pais.

09h22 - O presidente da Liga dos Chineses e responsável pela recém-criada Câmara do Comércio Portugal-China acusou hoje o presidente dos EUA de ser responsável por uma campanha para denegrir a China com o objetivo de travar o seu crescimento.

09h13 - A maior cidade brasileira tem a menor reserva índia do Brasil, um pequeno território dos indígenas Guarani Mbya, que luta há gerações para escapar à pobreza e à assimilação e agora procura sobreviver à Covid-19. A aldeia está hoje sujeita a um cerco sanitário depois de terem sido confirmados pelo menos 60 casos de infeção, segundo um levantamento realizado dentro da comunidade até o último dia 28. Destes, 14 estão isolados e um foi hospitalizado.

09h03 - De acordo com a CNN, os responsáveis de Saúde Pública sul-coreanos afirmam que pelo menos 23 casos de coronavírus recentemente identificados estão ligados a 13 pequenas igrejas - 11 pequenas paróquias na cidade de Incheon, a oeste de Seul, e duas igrejas na província de Gyeonggi.

08h57 - As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos, segundo o Barómetro Covid-19.

08h36 - O primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinián, anunciou hoje que contraiu o novo coronavírus, apesar de não ter sintomas, mas que vai continuar a trabalhar a partir da sua residência.

08h34 - A Índia registou 230 mortos nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 5.394, um balanço divulgado hoje, no dia em que o país inicia o desconfinamento em três etapas.

07h19 - A Alemanha regista, esta segunda-feira, um total de 181.815 casos de infeção pelo novo coronavírus (mais 333 do que no dia anterior), e 11 mortos. 

07h05 - Dezenas de países reabrem hoje atividades económicas, de lazer e culturais após as restrições impostas para travar a covid-19. A Espanha reabre as piscinas públicas, restaurantes e centros comerciais, enquanto em Itália estarão abertos a partir de hoje o Coliseu de Roma, o Foro Romano e o Palatino,. Reabertos serão também os museus do Vaticano, embora seja obrigatório o uso de máscaras e verificação da temperatura à entrada.

06h15 - As crianças em idade pré-escolar regressam hoje aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses.

06h10 - Os aviões deixam, a partir de hoje, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório.

06h09 - O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na América Latina e nas Caraíbas ultrapassou um milhão no domingo. Desde o início da pandemia, foram oficialmente registados um total de 1.016.828 casos de covid-19 na América Latina e nas Caraíbas, sendo que mais de metade (514.849) foram registado. no Brasil, país da região mais afetado pela doença.

06h08 - O México registou 151 mortos e 3.152 casos de covid-19 nas última 24 horas, subido o total de óbitos para 9.930 e de infetados para 90.664

06h00 - Portugal inicia hoje a terceira fase de desconfinamento. Significa isso que:

Conheça tudo o que muda, a partir de hoje, aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório