Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Pelo menos sete civis mortos em ataque atribuído a forças de Haftar

Pelo menos sete civis morreram hoje e outros 10 ficaram feridos num ataque aéreo no sul de Trípoli atribuído a forças de Khalifa Haftar, homem forte no leste da Líbia, segundo o Governo do Acordo Nacional (GNA).

Pelo menos sete civis mortos em ataque atribuído a forças de Haftar
Notícias ao Minuto

19:24 - 31/05/20 por Lusa

Mundo Líbia

Segundo a fonte do Ministério da Saúde do GNA, apoiado pelas Nações Unidas, vários projéteis foram disparados pouco depois do meio-dia numa rotunda da cidade que estava cheia de gente a fazer compras.

"Entre os gravemente feridos encontravam-se várias mulheres e crianças. Uma delas foi submetida a uma cirurgia de emergência e teve uma perna amputada", disse a mesma fonte.

O ataque ocorreu pouco depois de as milícias sob o comando do GNA terem atacado as forças Haftar (LNA), posicionadas no antigo aeroporto internacional de Tripoli, que está desativado desde 2014, mas que é fundamental na luta pelo controlo da cidade.

De acordo com fontes da "Operação Vulcão da Ira", que junta milícias comandadas pelo GNA e da cidade-estado de Misrata, as suas forças "conseguiram avançar na zona e destruíram três veículos militares estacionados no interior do aeroporto".

"É uma mensagem final e um aviso para todos os que levantarem armas junto com terroristas e mercenários", disse o porta-voz das forças do GNA, Mohamed Qanunu.

"Avançaremos para o resto das zonas ocupadas ao sul da capital. Rendam-se e prometemos um julgamento justo", acrescentou.

Em abril de 2019, o marechal Haftar lançou uma ofensiva para conquistar Tripoli, sede do GAN, numa luta pelo poder num país mergulhado no caos desde a queda do regime de Moammar Kadhafi, em 2011.

Ao longo de meses, as ingerências estrangeiras exacerbaram o conflito, com os Emirados Árabes Unidos e a Rússia a apoiarem o campo de Haftar e a Turquia ao lado do governo.

Com um apoio turco cada vez mais forte, as forças do GAN registaram alguns êxitos militares nas últimas semanas, graças essencialmente à sua superioridade aérea.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório