Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Tempestade Amanda. Pelo menos quatro pessoas já morreram em El Salvador

As intensas chuvas provocadas pela tempestade tropical Amanda, em El Salvador, já causaram a morte de pelo menos quatro pessoas e inundações na capital do país latino-americano, indicaram hoje as autoridades.

Tempestade Amanda. Pelo menos quatro pessoas já morreram em El Salvador
Notícias ao Minuto

18:54 - 31/05/20 por Lusa

Mundo Mau tempo

O ministro do Interior, Mario Durán, afirmou, numa conferência de imprensa, que entre as vítimas mortais se inclui um menino de oito anos, na cidade central de Ciudad Delgado, e uma pessoa que foi levada pelo rio quando este transbordou as margens, inundado um bairro operário de San Salvador.

O diretor da Polícia Nacional Civil (PNC), Mauricio Arriaza, adiantou que as outras duas mortes também aconteceram no distrito de San Salvador.

"O número de mortos está a somar-se", disse Duran, que acrescentou que a Comissão Nacional de Proteção Civil reuniu-se esta manhã para emitir um alerta vermelho, na sequência de um pedido do presidente do país, Nayib Bukele.

Duran acrescentou que houve falhas de energia, uma situação que a agência de notícias espanhola EFE constatou no local, que afeta o abastecimento de água potável, devido a danos na rede de distribuição, e deslizamentos de terras nas estradas.

Foram comunicadas inundações em pelo menos dois bairros populares no centro de San Salvador, após o transbordo do rio Acelhuate, que atravessa a capital.

Aquele responsável recomendou que as pessoas que viajam de carro "regressem a casa", dado que "a segurança está primeiro" e se está em "alerta vermelho nacional".

O Governo salvadorenho tinha declarado um alerta preventivo e de vigilância na sexta-feira passada, tendo em conta a formação de uma depressão tropical ao largo da costa de El Salvador e da Guatemala, a que chamou 2-E.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente de El Salvador, "foi reclassificada como Tempestade Tropical Amanda" e reportou um "aumento na intensidade do vento, com valores sustentados de 64 quilómetros por hora e mais".

A tempestade tropical Amanda formou-se hoje e está a avançar sobre a Guatemala em direção ao México, informou o Serviço Meteorológico Nacional Mexicano (SMN).

Amanda estava localizada 210 quilómetros (km) a leste da foz do rio Suchiate, na fronteira entre o México e a Guatemala, e 25 km a leste-nordeste da Cidade da Guatemala, informou o SMN no seu relatório das 10:15 locais (15:15 GMT).

Os meios de comunicação locais relatam pequenos deslizamentos de terras nas estradas e o transbordo de um rio numa zona conhecida como La Malaga, onde um autocarro foi varrido em 2008 e deixou 32 pessoas mortas em San Salvador.

Esta emergência ocorre no meio da pandemia da covid-19 que já levou a que a capacidade de resposta do sistema de saúde salvadorenho tenha sido excedida e já matou 46 pessoas.

O diretor da proteção civil, William Hernandez, indicou que o governo já tem um plano alternativo de abrigos para as pessoas afetadas no interior do país, uma vez que dois dos maiores estão a atender à pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório