Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ladrão apresentava-se como técnico de gás. Idosa salva pela nora

O caso aconteceu em Espanha e o ladrão e o cúmplice foram entretanto detidos.

Ladrão apresentava-se como técnico de gás. Idosa salva pela nora
Notícias ao Minuto

16:25 - 31/05/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Burla

Um homem que se apresentava como técnico de uma empresa de gás foi detido, em Espanha, por levar a cabo um esquema de burla com um cúmplice. Uma das vítimas, uma idosa de 79 anos, acabou por ser salva pela nora quando os assaltantes estavam já dentro de casa.

Os Mossos d'Esquadra revelaram, este domingo, que a investigação do caso teve início no dia 16 de janeiro, motivada pela queixa apresentada pela idosa, como revela o El Periódico.

A mulher de 79 anos, que vive sozinha em Barcelona, recebeu uma chamada onde lhe indicaram que receberia, no período da tarde, uma visita de um técnico de uma empresa de gás. O objetivo era, alegadamente, fazer uma inspeção periódica.

Já na tarde desse dia, a nora da vítima apercebeu-se que duas pessoas tinham estacionado junto à casa da sogra e estranhou. Resolveu esperar e, depois, entrar para ver o que se passava.

Assim que o falso técnico chegou, a idosa, tranquilizada com a chamada de aviso que recebeu de manhã, deixou-o entrar, apesar de ter estranhado a ausência da caixa de ferramentas. O homem deixou a porta principal aberta para que o cúmplice pudesse entrar sem ser notado.

Eis que a nora da vítima entra na casa e dirige-se para a cozinha, apercebendo-se que a porta do quarto estava fechada, o que nunca acontece. A nora, desconfiada com a situação, fez várias perguntas ao técnico, que respondeu de forma vaga.

O homem aproximou-se então da porta principal da casa, alegando que tinha de ver o quadro da luz no exterior. A nora tentou então atirá-lo para o chão e rapidamente fechar a porta. O ladrão ainda tentou impedir o fecho com o pé, mas sem sucesso.

As mulheres aperceberam-se depois que havia um segundo elemento dentro da casa, um homem que usava um capuz para não ser identificado. Para conseguir fugir, o ladrão acabou por empurrar a idosa e a nora.

A vítima apercebeu-se depois que tinha sido roubada e que lhe tinham levado dinheiro e jóias de grande valor monetário e sentimental.

Um dos suspeitos foi detido no dia 8 de maio e, mais recentemente, no dia 28, foi detido o outro elemento.

Depois de presentes a juiz de instrução criminal, um dos visados ficou em prisão preventiva e o outro saiu em liberdade, mas com a medida de coação de apresentações periódicas.

A polícia espanhola recomenda, perante esta situação, que as visitas de técnicos de manutenção de empresas de eletricidade e gás só são permitidas apenas se forem solicitadas pelo cliente e que devem ser feitas a cada cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório