Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: 370 mil mortos no mundo. 3ª fase de desconfinamento amanhã

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: 370 mil mortos no mundo. 3ª fase de desconfinamento amanhã
Notícias ao Minuto

07:57 - 31/05/20 por Filipa Matias Pereira e Anabela Sousa Dantas

Mundo Covid-19

É já amanhã, dia 1 de junho, que Portugal entra na terceira fase do desconfinamento, numa altura em que, de acordo com o último balanço oficial da Direção-Geral da Saúde, o país regista, até à data, 32.500 infetados e 1.410 óbitos.

A terceira fase é aplicada a todo o país, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa que, devido a um aumento dos focos ativos, vê algumas reaberturas adiadas. 

No sábado, as cerimónias religiosas comunitárias regressaram após uma pausa de mais de dois meses provocada pela Covid-19, com regras excecionais, tendo a Direção-Geral da Saúde alertado para o "risco aumentado" de propagação do novo coronavírus.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 - Termina aqui o acompanhamento deste domingo. Amanhã de manhã publicaremos uma nova peça, na qual vai poder continuar a acompanhar todas os desenvolvimentos relacionados com a Covid-19, no mundo e em Portugal. E, não se esqueça, caso sinta algum sintoma associado ao novo vírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h56 - Os Estados Unidos enviaram para o Brasil mais de dois milhões de doses do medicamento contra a malária que o Presidente Donald Trump considerou ser uma proteção e tratamento contra o coronavírus, apesar de alguns estudos científicos não aconselharem a sua utilização.

23h23 - O treinador da Atalanta, Gian Piero Gasperini, admitiu ter tido sintomas compatíveis com a covid-19 um dia antes do encontro da Liga dos Campeões com o Valência, disputado em 10 de março e à porta fechada, devido à pandemia. O Valência lamentou hoje que o treinador que admitiu ter tido sintomas compatíveis com Covid-19 no jogo entre ambos os clubes, em 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas.

22h50 - Mais de uma centena de carros encheram hoje o Largo da Feira, em Alcanede (Santarém), transformado "na mais bela catedral do mundo" para o padre que teve a ideia de promover uma missa 'drive in'. Alguns dos paroquianos não resistiram a ficar ao lado do carro, alguns num banquinho, ou a espreitar pela janela, mas a maioria assistiu dentro da viatura, muitos deles com máscaras, à missa de Pentecostes que hoje se realizou ao final da tarde, de uma forma que o padre António Vicente Gaspar reconheceu ser "original".

22h17 - O presidente são-tomense reforçou hoje o pedido de ajuda aos parceiros internacionais no combate à covid-19, justificando que é para "não morrer muito mais gente por falta de condições técnicas, económicas e financeiras, durante e pós pandemia".

21h57 - mara Municipal de Lisboa recordou, este domingo, que, apesar de junho continuar a ser "o mês de Lisboa", este ano os Santos Populares "não se realizam". "A Câmara Municipal de Lisboa relembra que as Festas de Lisboa foram canceladas, pelo que não se realizará este ano a tradicional procissão de Santo António, nem os casamentos e marchas", sublinha a autarquia em comunicado.

21h38 - Os casos confirmados de Covid-19 nos Estados Unidos subiram hoje para 1.779.853, atingindo as 104.081 mortes, segundo uma contagem independente da Universidade John Hopkins. Este balanço representa um aumento de 20.128 novas infeções e 692 mortes em 24 horas.

21h29 - A pandemia de Covid-19, já fez pelo menos 370.261 mortos em mais de seis milhões de casos registado sem todo o mundo, indica um balanço da agência France-Presse referente às 19h GMT de hoje.

20h45 - O Chile atingiu as mil mortes pela Covid-19, anunciaram hoje as autoridades de saúde chilenas, registando 57 vítimas mortais nas últimas 24 horas, o pior registo diário da evolução da pandemia do novo coronavírus neste país sul-americano. 

20h27 - As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais 13 doentes recuperados do coronavírus, reduzindo os casos ativos e em isolamento no país para 223 de um total de 435 casos acumulados, desde 19 de março.

20h16 - O secretário de Estado para a Saúde Pública angolano, Franco Mufinda, anunciou hoje dois novos casos de infeção por Covid-19 no país, elevando o número total para 86.

20h06 - O príncipe Joachim da Bélgica disse hoje "lamentar profundamente" não ter respeitado "todas as medidas" do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia.

19h55 - As Nações Unidas (ONU) alertaram hoje para o impacto da pandemia de Covid-19 nas relações israelo-palestinianas, já deterioradas, e sobre o perigo para a frágil estabilidade da região que podem ter passos unilaterais, como a anexação israelita da Cisjordânia.

19h11 - A terceira fase do plano de desconfinamento devido à pandemia de Covid-19 arranca na segunda-feira, com o fim do "dever cívico de recolhimento" e a reabertura de centros comerciais, salas de espetáculos, cinemas, ginásios, piscinas e Lojas do Cidadão.

18h59 - A Madeira não registou casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo o total de 90 pelo 25.º dia consecutivo, mas elevou para 76 os recuperados, mais três do que quinta-feira, sendo, agora, 14 os casos de infeção ativos.

18h26 Liga inicia testes obrigatórios: Quatro equipas testadas este domingo. Portimonense, Gil Vicente, Famalicão e FC Porto são os primeiros a serem testados.

17h53 - França regista mais 31 mortes nos hospitais, número total é de 28.802. Ministério da Saúde francês indica que número de mortes nos lares e centros sociais será atualizado na terça-feira.

17h11 - Ministra da Saúde em segundo dia de encontros com autarcas na região de Lisboa e Vale do Tejo. A ministra da Saúde, Marta Temido, indicou este domingo que os mais jovens terão que ser o novo foco de comunicação da tutela, uma vez que são "o novo grupo de infetados" na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde têm surgido o maior número de casos a nível nacional.

17h04 - Itália com mais 75 mortos e mais 355 casos de infeção. O número total de mortes em Itália é agora de 33.415 e o número total de casos de infeção, desde o início da pandemia, é de 233.019.

16h47 - João Torres, um pároco de Braga, celebrou este domingo a missa num pavilhão gimnodesportivo do município, para "fintar" a falta de espaço nas igrejas decorrente das restrições impostas pelas autoridades de saúde.

Notícias ao Minuto© Global Imagens

16h21 - Os centros comerciais, cinemas, ginásios, piscinas e Lojas do Cidadão reabrem na segunda-feira, na sequência da terceira fase do plano de desconfinamento devido à pandemia de Covid-19. Com o fim do "dever cívico de recolhimento" e a reabertura destes estabelecimentos recorde aqui as principais medidas que entram em vigor amanhã. 

15h59 - Espanha regista dois óbitos no último dia e o menor número de casos de infeção desde o início da pandemia. Ministério da Saúde espanhol anunciou, este domingo, que, nas últimas 24 horas, foram identificadas mais 96 infeções no país - o número mais baixo de casos confirmados diários no país, desde o início da pandemia. Ao todo, Espanha conta agora com 239.429 contágios.

15h30 - Reino Unido com mais 113 mortes e 1.936 casos de infeção. Um total de 38.489 pessoas infetadas morreram no Reino Unido após terem feito um teste de diagnóstico, mais 113 do que no dia anterior, anunciou hoje o ministério da Saúde.

15h08 - O Governo está a estudar a possibilidade de recorrer aos profissionais e técnicos das escolas que trabalham na área da saúde pública em Lisboa, para ajudar a combater a pandemia naquela região, afirmou hoje a ministra.

14h36 - Espanha. O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje a "última prorrogação" do estado de alerta, que permite limitar a circulação das pessoas durante o desconfinamento progressivo do país, até 21 de junho.

14h30 - Impacto no desporto, por cá:

14h22 - Habitação alternativa para infetados. A ministra da Saúde afirmou hoje que já há casos de pessoas na Grande Lisboa a quem está a ser assegurada uma habitação alternativa por não terem condições para cumprir o isolamento por Covid-19.

14h21 - Os Açores voltaram a não registar, nas últimas 24 horas, novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e mantêm apenas dois doentes por recuperar na ilha de São Miguel, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

14h20 - Um lar de idosos francês criou uma "bolha de felicidade". Trata-se de um espaço onde os familiares podem ver e contactar com os idosos com segurança, sendo separados por plástico.

14h18 Moçambique regista mais 10 casos e total passa para 254. Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 10 casos positivos de Covid-19, elevando o total de infetados de 244 para 254 e mantendo os dois óbitos registados, anunciou hoje a diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene.

14h15 Serviços do SNS nas zonas com novos surtos sem retoma da atividade normal. A ministra da Saúde admitiu hoje que os serviços do SNS nas zonas da Grande Lisboa que estão a responder aos surtos de covid-19 nesta região não poderão retomar a sua atividade normal devido a este aumento da procura.

14h11 - Marcelo Rebelo de Sousa fala na Mesquita de Lisboa. "Vim aqui para agradecer em nome de todos os portugueses à comunidade islâmica o sentido de Estado e o respeito pela vida e pela Saúde que explicou os sacrifícios que fizeram quanto aos atos de culto, nomeadamente nos locais de prática desse culto coletivo, como é o caso desta mesquita, até ao dia de hoje".

O presidente da República fez nota ainda da proibição das celebrações do Ramadão, "aquilo que tem um significado religiosa profundo para a vossa fé", que "coincidiu praticamente por inteiro com o estado de emergência e depois com o estado de calamidade". "Queria agradecer-vos a forma tão sensível como assumiram o sacrifício do atos coletivos públicos de manifestação da vossa fé a pensar na vida e na saúde de todos", disse.

14h03 Bélgica mantém tendência de descida de mortes com 14 novos óbitos. A Bélgica manteve, nas últimas 24 horas, a tendência de redução diária do número de mortes devido à pandemia de Covid-19, com 14 novos óbitos (menos nove face a sábado), mas registou uma ligeira subida nos novos casos.

14h01 Número de mortos aproxima-se dos 370 mil a nível mundial. O número de mortos causados pela covid-19, doença com origem no novo coronavírus Sars-CoV-2, fez pelo menos 369.086 mortos em todo o mundo, depois de aparecer em dezembro na China, segundo números da agência France-Presse.

14h00 - Ainda a conferência da DGS. Sobre possíveis casos de reincidência em doentes que já estavam curados, Graça Freitas foi perentória"Não existe reincidência face às pessoas que estão curadas, nem aqui nem noutros países". A diretora-geral de Saúde explicou que o que tem acontecido em alguns países "é que quando as pessoas repetem testes, às vezes, os testes dão positivo porque ainda existem pequenas partículas". Mesmo assim, Graça Freitas disse não ter conhecimento de casos deste género em Portugal.

12h59 - Na conferência de imprensa deste domingo, Marta Temido começou por dar conta de uma nova morte entre a faixa etária dos 20 anos. "Há registo de um novo óbito na população do sexo feminino entre os 20 e os 29 anos devido à Covid-19. Trata-se de uma situação de doença complexa associada à Covid-19", disse. Contam-se, assim, duas mortes nesta faixa etária, com o caso de um jovem com origem no Bangladesh.

Acompanhe aqui a conferência da DGS

12h51 - Sete homens que participavam numa festa ilegal que contava com mais de 40 pessoas foram detidos e constituídos arguidos na última madrugada em Rio Maior, revelou hoje a GNR de Santarém.

12h38 - O Papa Francisco lembrou hoje que a região amazónica está a ser duramente atingida pela pandemia do novo coronavírus, registando muitos mortos e infetados, e pediu que ninguém fique sem assistência médica.

12h37 - Há 8 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu

12h27 - Face ao aumento de novos casos de Covid-19 na região da Lisboa, mais concretamente no concelho da Amadora, a ministra da Saúde e diretora-geral da Saúde estiveram reunidas, na manhã deste domingo, com diversas entidades para esboçar um plano com vista à redução do contágio na região.

Depois dos lares e das creches, agora "temos de ter uma estratégia para o emprego". 

12h17 - A Groundforce Portugal anunciou hoje que vai prolongar o período de 'lay-off' até 30 de junho, por atravessar uma acentuada redução de atividade, devido à queda de volume de passageiros nos aviões, por causa da pandemia da covid-19.

12h14 - Portugal regista este domingo 1.410 mortes associadas à Covid-19, mais 14 do que no sábado, e 32.500 infetados (mais 297), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

12h11 - Curado da Covid-19, Fernando Rocha aproveita momentos em família. O comediante tornou-se um estudo caso após vários testes positivos para o novo coronavírus.

11h31 - A Rússia registou 9.268 infetados, sendo esta a primeira vez que a contagem diária ultrapassou os 9.000 casos de infeção por covid-19, ao mesmo tempo que registou o menor número de mortes, 138, em vários dias, foi hoje revelado.

11h44 - Depois de, no sábado, terem sido retomadas as cerimónias religiosas comunitárias, Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se, na manhã deste domingo, à missa de Pentecostes na Sé, em Lisboa. "A igreja, com sabedoria de milénios, deu exemplo ao povo português", vincou o Presidente, aproveitando ainda para deixar uma mensagem aos jovens. 

11h26 - O papa Francisco advertiu hoje contra o pessimismo perante o lamento de muitas pessoas de que nada volte a ser como era, após o fim do confinamento devido à pandemia de covid-19.

11h19 - A pandemia de Covid-19 obrigou Portugal a assinalar, "de modo completamente diferente" o Dia Nacional do Bombeiro, que se celebrou no sábado. Na rede social Twitter, António Costa deixou uma mensagem a estes operacionais, apelando à proteção

11h12 - A associação ambientalista Zero afirmou hoje que a segunda fase de desconfinamento levou a um aumento da poluição do ar, realçando o incremento em 86% da concentração de dióxido de azoto na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

11h02 - Através de uma parceria com a Altice Portugal, a GNR tem realizado videochamadas para aproximar os familiares que se encontram distantes. A força militar ajuda, desta forma, a diminuir saudades e a encurtar distâncias que se avolumam ainda mais nesta fase de pandemia

 

10h58 - O que se sabe (e não se sabe) sobre a pandemia. A doença respiratória Covid-19, causada por um novo coronavírus, detetado em dezembro na China, disseminou-se pelo mundo, tornando-se numa pandemia, e foi diagnosticada em Portugal em 2 de março.

10h50 - Gianpiero Gasperini assumiu em entrevista que estava doente dias antes da partida entre a Atalanta e o Valencia, jogo que se especula que possa ter agravado a transmissão de novo coronavírus.

10h48 - O continente africano ultrapassou nas últimas 24 horas a barreira dos 4.000 mortos devido à covid-19, contabilizando 4.069 óbitos, num total de 141.535 infetados, segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

10h16 - Revela a Direção-Geral da Saúde, nas redes sociais, que "os portugueses praticaram menos atividade física e aumentaram o consumo de snacks doces, frutas e hortícolas durante o período de confinamento da Covid-19". 

10h12 -  Quanto às igrejas, que reabriram no sábado, imagens televisivas da paróquia de Benfica mostram que está a ser cumprido o distanciamento social e que as pessoas presentes estão a usar máscara. 

10h05 - A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi hoje anunciado.

10h00 - O site Meo Beachcam mostra as imagens de várias praias um pouco por todo o país. O cenário às 10h00 deste domingo é este: 

Notícias ao MinutoPraia de Matosinhos © Meo Beachcam

Notícias ao MinutoPraia de Santo Amaro de Oeiras © Meo Beachcam Notícias ao MinutoPraia da Rocha© Meo Beachcam

09h45 - Um conselheiro das comunidades portuguesas em França alertou hoje para a crise do movimento associativo devido à pandemia de covid-19 que, se acabar, fará com que os franceses de origem portuguesa deixem de querer conhecer Portugal.

09h39 - O diretor-geral da Cisco Portugal, Miguel Almeida, afirmou, em entrevista à Lusa, que a pandemia de covid-19 foi "o rastilho da transição digital" e que há mudanças que vieram para ficar, como por exemplo o teletrabalho.

09h37 - As medidas de restrição adotadas em Portugal para responder à pandemia de covid-19 foram necessárias e justificadas pelo impacto desconhecido que o vírus poderia ter no país, consideram vários médicos especialistas em saúde pública ouvidos pela Lusa.

09h37 - Portugal ainda vive a meio-gás três meses após primeiros casos. Os primeiros doentes com covid-19 foram anunciados em Portugal há três meses, depois de mais de meia centena de casos suspeitos terem dado negativo e numa altura em que o mundo unia esforços para combater um vírus desconhecido.

09h35 - As imagens da SIC Notícias mostram, na manhã deste domingo, que as praias em Oeiras não estão sobrelotadas, sendo possível garantir distâncias de segurança. 

09h00 - A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) divulgou hoje que vai premiar projetos nacionais desenvolvidos no âmbito da resposta à pandemia da covid-19 que estejam direcionados para a prestação de cuidados de saúde.

08h55 - Depois de mais de dois meses encerradas, milhares de mesquitas na Arábia Saudita reabriram hoje ao público, mas os fiéis foram obrigados a cumprir um conjunto de medidas para travar e impedir a propagação da covid-19.

08h21 - Os trabalhadores em empresas e locais de trabalho com fatores de risco na região da grande Lisboa estão a ser testados para covid-19 numa ação de despistagem que arrancou no sábado e se prolonga pelos próximos dias, anunciou o Governo. 

08h05 - O departamento de estudos económicos do Standard Bank considera que Angola deverá manter-se em recessão neste e no próximo ano, podendo prolongar o crescimento negativo até 2023, essencialmente devido à pandemia de covid-19 e petróleo barato.

08h00 - "Já começamos a ter evidência científica, a partir da experiência da China, de que os fumadores têm sintomas mais graves, maior necessidade de ventilação invasiva e maior mortalidade", alerta Elga Freire, Coordenadora do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa da SPMI, num artigo de opinião que partilhou com o Lifestyle ao Minuto a propósito do Dia Mundial sem Tabaco, que se celebra hoje, dia 31 de maio

07h41 - De acordo com os dados avançados, este domingo, pelo Instituto Robert Koch, a Alemanha registou nas últimas 24 horas 286 novas infeções, elevando assim o total de infetados pela Covid-19 para os 181.482. Já quanto ao número de óbitos, há mais 11, o que perfaz um total de 8.500 desde o início da pandemia

06h33 - O comediante lusodescendente Taylor Amarante lançou a série 'Poemas da Quarentena para o Luso-Americano', uma iniciativa de produção de vídeos sobre o isolamento enquanto os espetáculos ao vivo estão suspensos por causa do novo coronavírus.

06h23 - O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19, pelo que os proprietários, em caso de incumprimento, ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e 120.000 euros.

06h17 - A China diagnosticou dois casos importados da covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades.

06h15 - O Presidente Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório.

06h13 - O recinto da Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, terceiro lugar sagrado do islão e primeiro fora da Arábia Saudita, reabriu hoje, após mais de dois meses de encerramento, devido à covid-19.

06h08 - Os Estados Unidos registaram mais 960 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de 103 mil o total de óbitos no país desde o início da epidemia, indicou a Universidade Johns Hopkins.

Reveja aqui as atualizações anteriores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório