Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Um polícia morto a tiro e outro ferido em protestos por George Floyd

Os agentes da autoridade foram baleados em Oakland, no quarto dia de protestos contra o homicídio do afro-americano George Floyd pela polícia.

Um polícia morto a tiro e outro ferido em protestos por George Floyd
Notícias ao Minuto

20:14 - 30/05/20 por Sara Gouveia

Mundo EUA

Dois agentes da polícia federal foram baleados em Oakland, nos Estados Unidos, na sexta-feira, um deles mortalmente, durante os protestos contra o homicídio do afro-americano George Floyd pela polícia, na passada segunda-feira.

Milhares de pessoas concentraram-se, ao início da noite de sexta-feira, em várias cidades norte-americanas para manifestar e os protestos continuam hoje.

Os dois agentes baleados faziam parte do departamento de Segurança Nacional, refere a CNN. O tiroteio está sob investigação e não resulta claro se esteve ou não relacionado com os protestos, de acordo com as informações partilhadas por uma porta-voz da polícia de Oakland.

Nos últimos três dias, a onda manifestações nos Estados Unidos já resultou em pilhagens, incêndios de veículos policiais e confrontos com agentes. Na origem dos protestos está a morte do afro-americano George Floyd, de 46 anos, às mãos da polícia, depois de ter sido detido sob suspeita de ter tentado usar uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) num supermercado de Minneapolis. 

Nos vídeos feitos por transeuntes e difundidos online, um dos quatro agentes, que participaram na detenção, tem um joelho sobre o pescoço de Floyd, durante minutos, enquanto este se queixa de não conseguir respirar. Os quatro polícias foram já despedidos e o agente Derek Chauvin foi acusado de assassínio e homicídio involuntário. A mulher já anunciou o divórcio após os acontecimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório