Meteorologia

  • 07 JULHO 2020
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 35º

Edição

AO MINUTO: "Tudo será diferente" pós-surto. Mais 33 mil casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: "Tudo será diferente" pós-surto. Mais 33 mil casos no Brasil

A partir da próxima segunda-feira (1 de junho) Portugal entra na terceira (e última) fase do desconfinamento, tal como anunciou António Costa esta sexta-feira, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa que, devido a um aumento dos focos ativos, vê algumas reaberturas adiadas.

De acordo com o último balanço oficial da Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 32.203 infetados e 1.396 óbitos. Já recuperaram da doença 18.911 pessoas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos pela manhã aqui

23h58 - O Brasil contabilizou 956 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas e ultrapassou a França, tornando-se no quarto país do mundo com maior número de óbitos (28.834 vítimas mortais), segundo dados oficiais hoje divulgados. O Brasil registou também 33.274 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um número diário recorde no país, totalizando 498.440 pessoas diagnosticadas desde o início da pandemia.

23h41 - O Papa Francisco disse, numa mensagem de vídeo divulgada esta noite, que "tudo será diferente" após a pandemia global, da qual a humanidade poderá sair "melhor ou pior", apelando a uma "sociedade mais justa e equitativa".

23h09 - Jogadores do Braga podem deixar confinamento coletivo. Plantel, equipa técnica e elementos do 'staff' mais próximos da equipa recolheram no dia 15 deste mês a um hotel da cidade, cumprindo o "dever de recolhimento" inscrito no parecer técnico da DGS para o regresso da I Liga.

22h55 - As transportadoras rodoviárias privadas de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa vão reforçar oferta, com um acréscimo de 60 circulações em dias úteis e 70 ao fim de semana, para responder à nova fase de desconfinamento, que se inicia dia 1 de junho.

22h43 - Os casos confirmados de Covid-19 nos Estados Unidos subiram hoje para 1.759.725, atingindo as 103.389 mortes, segundo uma contagem independente da Universidade John Hopkins.

22h26 - De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa AFP, o número de casos confirmados de Covid-19 no mundo subiu para 6.000.867. No que diz respeito ao número de mortes, foram registadas 366.848 vítimas mortais em 196 países e territórios

22h02 - A DGS divulgou um inquérito nacional que realizou sobre os comportamentos relativos à atividade física e à alimentação durante a pandemia. Numa publicação, partilhada hoje pela entidade nas redes sociais, é referido que o inquérito demonstrou que os portugueses "praticaram menos atividade física e aumentaram o consumo de snacks doces, frutas e hortícolas durante o período de confinamento". Veja o documento na íntegra aqui

21h50 - São Tomé e Príncipe registou 16 casos positivos de Covid-19 em 50 testes rápidos realizados nas últimas 24 horas, totalizando 479 infeções, indicou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

21h25 - A Premier League informou, este sábado, que realizou 1130 testes à Covid-19 entre quinta-feira e sexta-feira e não foi registado qualquer resultado positivo. Após quatro rondas de testes, o máximo escalão do futebol inglês não detetou qualquer caso de infeção do novo coronavírus nos jogadores e staff das equipas que fazem parte da competição. 

21h04 - Cabo Verde registou hoje mais 24 doentes recuperados da infeção pelo novo coronavírus, reduzindo os casos ativos no país para 236, todos na ilha de Santiago, de um acumulado nacional de 421 casos, informou fonte oficial.

20h41 - Papille, uma gata de 9 anos, recuperou da Covid-19 depois de ter sido infetada pelos donos, que se encontravam em casa isolados depois de terem sido diagnosticados com o vírus. O felino teve o primeiro caso conhecido de um animal de estimação com o coronavírus em França. 

20h19 - As autoridades de saúde acabaram por encerrar hoje oito estabelecimentos comerciais, entre cafés e bares, em Vale de Chícharosno Bairro da Jamaica, no Seixal, devido à pandemia da Covid-19, numa ação que contou com um forte dispositivo policial.

20h00 - Começou este sábado a testagem de trabalhadores na Grande Lisboa. "Inicia-se hoje e decorrerá ao longo dos próximos dias uma operação coordenada de testagem de trabalhadores em empresas e locais de trabalho com fatores de risco na região da Grande Lisboa, no âmbito da estratégia traçada para prevenir e conter os riscos de contágio associados à Covid-19", adiantaram os ministérios do Trabalho e da Saúde.

19h47 - França continua a registar uma diminuição diária do número de hospitalizações devido à Covid-19 com 227, nas últimas 24 horas, e 57 mortos desde sexta-feira, segundo dados oficiais hoje divulgados.

19h18 - As autoridades de saúde do Chile informaram hoje que a pandemia já causou perto de mil mortes, num total de quase 100 mil casos confirmados, afetando principalmente a região metropolitana de Santiago.

19h03 - Os estúdios de tatuagens e de 'bodypiercing' vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias.

18h48 - Cabo Verde vai aliviar quinzenalmente as restrições impostas para conter a pandemia de Covid-19, conforme plano de desconfinamento até outubro, que entrou hoje em vigor, mas que poderão ser revertidas em caso de agravamento da transmissão.

18h34 - A Madeira não registou casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo o total de 90 pelo 24.º dia consecutivo, com 73 doentes recuperados e 17 os casos de infeção ativos, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde.

18h16 - As competições desportivas podem recomeçar na segunda-feira no Reino Unido, sem espetadores e seguindo as indicações da autoridade de saúde em relação à Covid-19, anunciou hoje o governo britânico.

18h12 - A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, uma redução no número de novos casos de covid-19, para 125, e de mortes devido ao novo coronavírus, para 23, informaram hoje as autoridades de saúde belgas. Segundo o boletim epidemiológico de hoje, já existe um total de 58.186 casos de infeção e ao todo, verificam-se também 9.453 mortes.

18h09 - A Índia anunciou hoje um desagravamento significativo das medidas de confinamento a partir de 08 de junho, com exceção para as regiões do país onde a pandemia da Covid-19 continua a ter um elevado número de contágios.

17h53 - Itália registou 111 mortos nas últimas 24 horas pela Covid-19 e o número de novos contágios desceu para 416, segundo os dados fornecidos hoje pela Proteção Civil. O total de óbitos no país é agora de 33.340 e o número total de infeções é de 232.664 desde o início da crise pandémica, a 21 de fevereiro.

17h34 - Está a decorrer, desde cerca das 17 horas, uma operação policial no Bairro da Jamaica. De acordo com informações avançadas pela SIC Notícias, a Delegada de Saúde dirigiu-se ao local, situado no Seixal, para notificar os proprietários dos cafés para encerrarem temporariamente a atividade - "entre 14 e 15 dias" - devido à pandemia do novo coronavírus.

16h57 - As celebrações presenciais recomeçaram hoje no Santuário de Fátima, onde mais de um milhar de fiéis circulava pelo recinto, de máscara na cara e com a fé inabalável a acompanhá-los.

16h49 - O Reino Unido comunicou hoje a morte de mais 215 pessoas devido à Covid-19, elevando para 38.376 o número total de mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas este país detetou 2.445 novas infeções.

16h42 -  O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse hoje que com a pandemia e o encerramento de unidades educativas "caiu por terra" a teoria de que todos estão no mesmo barco e "a ilusão de que vai tudo ficar bem".

16h46 - Espanha registou mais quatro mortes associadas à Covid-19 e 271 novos casos, este sábado. O número total de vítimas mortais é agora de 27.125 e há 239.228 pessoas casos positivos confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do novo coronavírus. As autoridades referem ainda que o balanço da última semana é de 48 mortes.

16h20 - A economia do setor da hotelaria, comércio e restauração de Fátima está a enfrentar uma retoma "muito lenta" e assente no mercado nacional, que representa pouco mais de 30%, disse a presidente da Aciso - Associação Empresarial Ourém-Fátima. 

15h47 - O eurodeputado Paulo Rangel e o ex-comissário europeu Carlos Moedas são dois dos convidados da conferência 'online' organizada pelo Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD na quarta-feira e que tem por tema "As respostas europeias à crise da Covid-19".

14h57 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e têm apenas dois doentes por recuperar na ilha de São Miguel, segundo a Autoridade de Saúde Regional.

14h48 - A ministra da Saúde assegurou hoje que existem hospitais prontos para ajudar o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que tem sofrido uma forte pressão devido aos focos de Covid-19 registados na sua área de influência.

14h30 - O Governo vai identificar locais alternativos para o confinamento domiciliário sempre que se comprove que as habitações não tenham condições de habitabilidade para se cumprir o isolamento, disse hoje a ministra da Saúde.

13h58 - A pandemia provocada pelo novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 364.362 pessoas e infetou mais de 5,9 milhões em todo o mundo, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais dos países.

13h56 - O Bloco de Esquerda criticou hoje o Ministério da Cultura por "não ter respondido" à crise provocada pela pandemia no setor, em que "desemprego e precariedade" imperam e que ficou ainda pior com o fecho da economia.

13h55 - A Itália "exige o respeito" dos outros países da Europa acerca da reabertura das fronteiras, uma questão que necessita de uma "resposta europeia" coordenada, de acordo com o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Luigi di Maio.

13h46 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 10 casos positivos de Covid-19, elevando o total de infetados de 234 para 244, mantendo os dois óbitos registados, anunciou hoje a diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene.

13h40 - Os oito concelhos com mais de mil infetados são, por ordem decrescente, Lisboa (2.365), Vila Nova de Gaia (1.558), Porto (1.354), Matosinhos (1.277), Braga (1.225), Sintra (1.173), Gondomar (1.083) e Loures (1.009). Saiba quantos há no seu.

13h36 - Setor cultural em França passa "verão do silêncio". Teatro, música ou festivais continuam à espera de medidas concretas de apoio em França, após quase três meses de paragem e sem retorno à vista, alegando que promessas do Presidente para um plano de ajuda não passaram do papel.

13h31 - O hospital de campanha instalado na Arena Dolce Vita de Ovar ainda tem internados três doentes com Covid-19, mas será desmantelado na próxima sexta-feira, anunciou hoje a administração do Hospital Francisco Zagalo, que gere essa enfermaria provisória.

13h26 - O presidente da Área Metropolitana de Lisboa e da autarquia da capital, Fernando Medina, considerou hoje que as medidas decididas pelo Governo para esta região são "adequadas e proporcionais".

13h18 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal. Leia aqui os principais pontos em pormenor.

13h05 - Portugal contabiliza 1.396 mortes pela Covid-19, depois de terem sido registados 13 óbitos nas últimas 24 horas. Foram registados mais 257 casos de infeção, sendo agora o número total de 32.203. Já recuperaram da doença 19.186 pessoas (mais 275 face a ontem).

12h48 - A polícia espanhola está a investigar uma festa em Córdoba, que reuniu pelo menos 27 pessoas, no dia 26 de maio, onde esteve presente um aristocrata belga, que mais tarde testou positivo ao novo coronavírus, avança o El Mundo.

12h40 - "Apanhei o coronavírus e nunca me senti tão doente na minha vida." A declaração é do jogador Gabriel Agbonlahor que diz perceber o motivo de alguns jogadores se mostrarem receosos com o regresso aos treinos.

12h27 - O Governo alemão está a preparar um plano de curto prazo para reativar a economia do país na sequência da crise causada pela pandemia de Covid-19, que irá ser discutido no Conselho de Ministros da próxima semana.

11h58 - O Governo Regional da Madeira definiu as regras de funcionamento para as empresas marítimo-turísticos e de animação turística e agências de viagens, as quais só retornarão ao normal a partir de setembro.

11h55 - O Reino Unido corre o risco de perder o controlo da pandemia de Covid-19 ao aligeirar as medidas de confinamento sem o sistema de rastreamento a funcionar a 100%, alertaram hoje três conselheiros científicos, referindo-se ao serviço 'Test and Trace' do sistema nacional de saúde britânico, lançado esta quinta-feira.

De acordo com a Reuters, os consultores alertaram que o sistema corre o risco de ser sobrecarregado.

11h39 - A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou o convite do Presidente norte-americano para participar pessoalmente na cimeira do G7, em junho, nos Estados Unidos da América (EUA), devido ao contexto pandémico da Covid-19, revelou hoje o escritório do governo germânico.

11h19 - O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) defendeu hoje que esta fase de desconfinamento é a "grande oportunidade" para os quatro "subdestinos" da região mostrarem aquilo que têm de melhor aos turistas nacionais.

11h13 - Nem as máscaras, obrigatórias, no rosto escondiam o ar de alívio, felicidade e, sobretudo, emoção das seis pessoas que hoje assistiram, na Basílica do Bom Jesus, em Braga, à primeira missa do resto das suas vidas.

11h10 - Os primeiros europeus conseguiram regressar hoje à China, num voo que partiu de Frankfurt (Alemanha), depois de o Governo chinês ter suspendido os vistos e encerrar as fronteiras nos finais de março, devido à pandemia de Covid-19.

11h07 - As instituições do ensino pré-escolar ainda não sabem ao certo quantas crianças vão receber na segunda-feira, mas preveem uma maior adesão do que a registadas pelas creches há duas semanas, apesar de receios dos pais.

11h04 - O continente africano registou 132 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, dos 3.922 óbitos contabilizados até hoje, de um total de 135.292 infetados, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia na região.

10h52 - A Malásia reportou 30 novos casos de Covid-19 este sábado, elevando o número total para 7.762, reporta a Reuters. Até ao momento, o país conta 115 vítimas mortais.

10h25 - "Somos atualmente detentores do selo 'Clean & Safe'". Foi desta forma que a INATEL anunciou a reabertura dos seus hotéis e parques de campismo a 1 de junho. "Como prioridade absoluta, garantiremos a segurança, tanto de quem nos visita como dos nossos trabalhadores, pelo que adotamos um conjunto de medidas para proteção geral, seguindo as orientações da DGS para prevenção da Covid-19", garantiu a fundação, num comunicado enviado às redações.

10h15 - A rutura de Washington com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é um "sério revés para a saúde mundial", alertou hoje o ministro da Saúde alemão, defendendo que agora a União Europeia precisa "comprometer-se mais" financeiramente.

10h05 - As Lojas de Cidadão reabrem na segunda-feiraexceto 10 localizadas na zona da Grande Lisboa, mas ainda apenas para atendimento por pré-agendamento e com regras para lotação máxima e uso obrigatório de máscara, revelou hoje fonte governamental.

09h50 - As salas de cinema e de espetáculos em Portugal podem reabrir a partir de segunda-feira, ao fim de quase três meses encerradas, mas, de acordo com um levantamento feito pela Lusa, poucas o farão nesse dia.

09h05 - De acordo com a Reuters, a Rússia registou 181 óbitos nas últimas 24 horas, elevando o número total para 4.555. Já o número de casos confirmados é agora de 396.575, após terem sido registados mais 8.952 casos. A Rússia é o terceiro país com mais casos confirmados no mundo.

08h55 - Regresso ao pré-escolar. As crianças do ensino pré-escolar vão poder regressar aos jardins-de-infância na segunda-feira, mas os pais dividem-se e muitos continuam receosos com a reabertura das instituições, apesar da experiência positiva das creches.

08h52 - A epidemia do novo coronavírus acelerou a entrada da China numa era pós-privacidade, com a criação de aplicações que registam a localização dos utilizadores e classificam cidadãos de acordo com o seu estilo de vida.

08h38 - Singapura contabiliza um total de 34.366 infetados, após um aumento de 506 novos casos nas últimas 24 horas. Os novos casos são, maioritariamente, trabalhadores migrantes que vivem em dormitórios, reporta a Reuters, que cita um comunicado do Ministério da Saúde.

08h34 - O Presidente da República agradeceu hoje às confissões religiosas o sentido de Estado e de "serviço à vida e à saúde" durante os últimos dois meses de pandemia, no dia em que voltam a ser permitidas as cerimónias religiosas.

08h29 - Cerca de 45% dos inquiridos num estudo da Direção-geral da Saúde disse ter mudado hábitos alimentares durante o período de confinamento, com quase 42% a admitirem ter sido para pior, e mais de metade diminuiu a atividade física.

08h14 - A Alemanha registou 39 óbitos nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas mortais para 8.489, reportou este sábado o Instituto Robert Koch. Já o número total de infetados é agora de 181.196, mais 738 do que ontem.

08h00 - As cerimónias religiosas comunitárias regressam hoje após uma pausa de mais de dois meses provocada pela Covid-19, com regras excecionais, tendo a Direção-Geral da Saúde (DGS) alertado para o "risco aumentado" de propagação do novo coronavírus.

07h45 - O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia da Covid-19, relativo a maio, ficará disponível na Segurança Social Direta este sábado. O documento pode ser entregue até 9 de junho.

07h41 - A Coreia do Sul registou 39 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, a maioria deles na densamente povoada área de Seul, onde autoridades identificaram inúmeras infeções associadas a funcionários de armazéns.

07h35 - A China diagnosticou quatro casos importados da Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades.

07h33 - Os Estados Unidos registaram 1.225 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de 102 mil o total de óbitos no país desde o início da epidemia, indicou a Universidade Johns Hopkins.

07h30 - Bom dia. Pode recordar aqui o registo desta sexta-feira.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório