Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Tunísia volta a prolongar estado de emergência imposto desde 2015

O Presidente da Tunísia, Kaies Saied, anunciou na sexta-feira uma nova extensão de seis meses do estado de emergência, em vigor desde o ataque 'jihadista' que em 2015 provocou a morte a 12 membros da Guarda Presidencial.

Tunísia volta a prolongar estado de emergência imposto desde 2015
Notícias ao Minuto

06:36 - 30/05/20 por Lusa

Mundo Tunísia

O anúncio ocorre um dia após o Governo ter informado sobre a reabertura do país ao turismo com uma série de medidas de segurança para prevenir infeções pelo novo coronavírus, que o setor, vital na economia da Tunísia, terá de aceitar e implementar antes do início da terceira fase de desconfinamento, em 04 de junho.

Segundo o responsável pelo turismo tunisino, Nabil Bziouech, o protocolo de saúde, que deve ser assinado e aplicado pelos estabelecimentos turísticos, tranquilizará tanto os operadores como os turistas.

O referido protocolo foi desenvolvido para recuperar o turismo local, mas também se aplicará a países vizinhos como a Argélia que, no ano passado, contribuiu com três dos nove milhões de visitantes, e terá três semanas adicionais para ser adaptado à chegada de turistas internacionais.

A proclamação do estado de emergência na Tunísia é uma prerrogativa concedida aos chefes de Estado tunisinos desde 1978 e que foi utilizada durante a ditadura.

A medida foi recuperada pelo anterior Presidente, Beji Caid Essebsi, após uma série de atentados que atingiram a cidade de Tunes, em 2015, conferindo ao poder executivo amplos poderes que suprimem as liberdades de expressão, reunião, associação e movimento.

A Amnistia Internacional já instou o atual chefe de Estado, Kais Saied, a pôr fim de forma urgente a abusos cometidos pelas forças de segurança e a terminar com o estado de, mas até ao momento o pedido não obteve a resposta pretendida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório