Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Derek Chauvin, o ex-polícia que sufocou George Floyd, foi detido

Derek Chauvin tinha sido despedido da polícia no início da semana, juntamente com três colegas envolvidos na detenção de George Floyd.

Derek Chauvin, o ex-polícia que sufocou George Floyd, foi detido

O agente da polícia que foi filmado com um joelho no pescoço de George Floyd, e que lhe causou a morte, foi detido esta sexta-feira, de acordo com as autoridades de Minneapolis, no estado do Minnesota.

A informação foi adiantada pela comissário John Harrington, que indicou que os investigadores a cargo do caso detiveram o ex-agente de autoridade, no âmbito da investigação à morte do afro-americano de 46 anos de idade.

O procurador do condado de Hennepin, Mike Freeman, indicou, mais tarde, que Chauvin está acusado de homicídio em terceiro grau e homicídio involuntário, mas a investigação prossegue e poderá incorrer noutras acusações.

Não se sabe se os outros três agentes que estavam na presentes na detenção - e que foram, também, despedidos da força - serão detidos.

O comissário, responsável pelo departamento de segurança pública, deu a notícia no final de uma conferência de imprensa sobre os violentos protestos que decorreram na cidade de Minneapolis depois da morte de Floyd.

A primeira reação no Twitter partiu de Amy Klobuchar, senadora dos Estados Unidos pelo estado do Minnesota. "O agente da polícia Derek Chauvin foi detido e está sob custódia pelo homicídio de George Floyd. O primeiro passo para a justiça", escreveu.

Recorde-se que quatro agentes da polícia de Minneapolis foram despedidos na sequência da investigação à morte de George Floyd. O homem, que foi apanhado com uma nota falsa de 20 dólares (18 euros), foi sufocado por Chauvin, que manteve um joelho no seu pescoço durante vários minutos. Mesmo após várias súplicas de que não conseguia respirar.

George Floyd, ex-segurança de supermercado, que perdeu o emprego por causa da pandemia, acabou por morrer no hospital. Deixa uma criança pequena.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório