Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Berlim encerra hotel instalado na embaixada da Coreia do Norte

As autoridades de Berlim comunicaram hoje o encerramento do hotel instalado na embaixada da Coreia do Norte após vários anos de conflito administrativo devido às sanções da ONU ao regime de Pyongyang.

Berlim encerra hotel instalado na embaixada da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

20:03 - 29/05/20 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

"O negócio foi cancelado", anunciou o município do distrito de Mitte, onde está instalado o edifício, junto à representação diplomática desse país.

O litígio entre o estabelecimento hoteleiro e o governo regional da cidade iniciou-se em 2017, devido às sanções impostas pela ONU contra a Coreia do Norte.

Em todo o território da União Europeia (UE), entre outras medidas, estão proibidos os negócios imobiliários que possam implicar divisas para Pyongyang e, indiretamente, favorecer o seu programa nuclear.

As autoridades de Mitte retiraram a licença de exploração, mas a direção do hotel recorreu perante o tribunal administrativo berlinense. Esta instância rejeitou o pedido em finais de janeiro, seguindo-se diversas iniciativas judiciais até à decisão final.

A questão afetou as relações entre as autoridades do distrito berlinense e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que pressionava por uma solução rápida face a um problema delicado que afetava a posição da Alemanha na ONU.

O estabelecimento hoteleiro está situado num local central do antigo setor oriental nas décadas em que Berlim estava dividida pelo muro (entre 1963 e 1989).

A zona é muito frequentada por turistas, ao situar-se perto dos edifícios governamentais e dos pontos mais emblemáticos da capital, incluindo a Porta de Brandeburgo, zonas comerciais, museus e outros locais considerados de interesse.

Os preços do alojamento eram muito económicos, a partir de 25 euros por pessoa, de acordo com o tipo de habitação. Devido a estas ofertas tornou-se popular entre os mais jovens, sob a designação de 'City Hostel'.

O estabelecimento esteve integrado nas dependências da Alemanha de Leste (ex-RDA) e servia de alojamento às visitas e delegações oficiais norte-coreanas.

A partir de 2007 a embaixada alugou-o a uma empresa hoteleira que opera sob a designação de City Hostel, e que era considerada como uma fonte de financiamento indireto para o regime norte-coreano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório