Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Mulher de ex-primeiro-ministro do Lesoto deverá regressar hoje à prisão

A esposa do antigo primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Thabane, acusada do assassínio da primeira mulher do governante, deverá regressar à prisão hoje, após o tribunal ter anulado o controlo judicial de que beneficiava.

Mulher de ex-primeiro-ministro do Lesoto deverá regressar hoje à prisão
Notícias ao Minuto

18:03 - 29/05/20 por Lusa

Mundo Lesoto

Maesaiah Thabane, de 43 anos, foi acusada em fevereiro por envolvimento no assassinato de Lipolelo Thabane, a primeira mulher do antigo chefe de Governo, em 1997.

O caso mergulhou o Lesoto numa grave crise política e precipitou a demissão, na semana passada, de Thomas Thabane, de 80 anos, que foi abandonado pela coligação que tinha apoiado o seu governo durante três anos.

Numa nova reviravolta no processo, o Supremo Tribunal do Lesoto anulou, hoje, as medidas controversas de controle judicial de que beneficiava a senhora Thabane.

"A decisão do Supremo Tribunal de Justiça de libertar a segunda arguida (Thabane) foi anulada e o seu pedido foi remetido para outro juiz", afirmou na audiência o presidente daquele tribunal de recurso, Kanananelo Mosito.

O magistrado justificou a sua decisão, recordando que Thabane tinha sido libertada "a uma velocidade muito invulgar" e "sem que fossem ouvidas testemunhas".

O chefe-Adjunto da Polícia, Paseka Mokete, declarou posteriormente estar disposto a prender a esposa de Thabane logo que seja proferida a sentença.

Numa entrevista à agência France-Presse, no início deste mês, o ex-primeiro ministro Thomas Thabane tinha defendido a inocência da sua mulher.

"Toda essa lama que foi mexida para tentar implicá-la, francamente não está funcionando", afirmou.

O próprio ex-primeiro-ministro está implicado no caso, mas nega qualquer responsabilidade. "Não matei ninguém, muito menos a minha mulher", sublinhou à agência noticiosa.

No entanto, Thabane continua sob ameaça de ser acusado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório