Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

EUA fornecem equipamento para modernizar Forças Armadas da Albânia

Os Estados Unidos forneceram à Albânia, país membro da NATO, helicópteros Black Hawk UH-60 para modernizar e fortalecer as capacidades militares das Forças Armadas albanesas, na sequência de um acordo hoje assinado pelos dois países.

EUA fornecem equipamento para modernizar Forças Armadas da Albânia
Notícias ao Minuto

15:35 - 29/05/20 por Lusa

Mundo Albânia

O contrato para atribuição do novo equipamento para a Força Aérea da Albânia, financiado em conjunto pelos dois Estados, foi assinado pela ministra da Defesa, Olta Xhacka, e pelo embaixador dos EUA na Albânia, Yuri Kim, numa cerimónia realizada na base aérea de Farka, perto de Tirana.

"Graças a este acordo, estamos a dar um passo importante para modernizar a nossa força aérea e fortalecer as nossas capacidades de defesa", disse Xhacka durante a cerimónia.

Os três helicópteros, que serão enviados em breve para a Albânia, fazem parte de um pacote de apoio dos Estados Unidos àquele país, que está a substituir as armas obsoletas herdadas da era comunista por material novo e moderno, de acordo com os padrões da NATO.

A Aliança Atlântica está a investir mais de 50 milhões de euros para reformar e tornar funcional a base militar aérea de Kucova, que será a sua primeira base aérea nos Balcãs.

O Governo, liderado pelo primeiro-ministro socialista Edi Rama, também ofereceu à Aliança a base naval militar de Pashaliman, que foi russa após o Tratado de Varsóvia e que a Albânia abandonou em 1968, e que está localizada na baía de Vlora, no mar Adriático.

"Os helicópteros Black Hawk, o enorme investimento na base aérea de Kuçova e o sistema de radar conseguido por acordo com a empresa norte-americana Lockeed Martin, são indicadores de que a Força Aérea da Albânia e as Forças Armadas estão a crescer com segurança", afirmou o ministro.

Por seu lado, a embaixadora dos EUA observou que "os helicópteros e o financiamento conjunto mostram que a Albânia está a tornar-se um aliado cada vez melhor para a NATO ainda e um bastião de segurança na região".

Desde que ingressou na NATO, em 2009, a Albânia enviou tropas para várias missões que a Aliança Atlântica realizou em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório