Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Reunião de alto nível em junho poderá ajudar a desbloquear pós-Brexit

A reunião de alto-nível em junho entre a União Europeia e o Reino Unido poderá ajudar a desbloquear as negociações para um acordo pós-Brexit, afirmou hoje o assessor do negociador-chefe da UE, Stefaan De Rynck. 

Reunião de alto nível em junho poderá ajudar a desbloquear pós-Brexit
Notícias ao Minuto

13:41 - 29/05/20 por Lusa

Mundo Brexit

"A declaração política refere a definição de ações que possam fazer avançar as questões e onde estamos hoje existe uma necessidade grande de fazer as questões avançarem", admitiu hoje, durante um evento virtual organizado pelo Institute for Government, baseado em Londres. 

Uma quarta ronda de negociações começa na terça-feira e prolonga-se até sexta-feira, devendo seguir-se uma reunião de alto nível entre as duas partes, com a participação do primeiro-ministro, Boris Johnson, em representação do Reino Unido. 

O responsável disse que houve progresso nas negociações em termos de publicação das respetivas posições e identificação de obstáculos, nomeadamente a exigência ao Reino Unido de condições equitativas, acesso às águas de pesca britânicas e uma estrutura institucional global para o acordo. 

"Muito trabalho vai ter de ser feito nestas questões para avançar e concluir as negociações este ano se for possível. E deve ser possível, devemos trabalhar nesse sentido", afirmou. 

Uma extensão do período de transição, previsto para terminar no final de dezembro, terá de ser acordada até 1 de julho, é uma hipótese sobre a qual Bruxelas, segundo de Rynck, está "aberta para discutir", o governo britânico reiterou esta semana que não vai pedir nem aceitar se for proposta. 

O assessor de Michel Barnier garante que o tom das negociações tem sido cordial, amistoso e profissional, mas garante que a UE não vai ceder à pressão do Reino Undo para mudar as propostas que apresentou.

"Temos de encontrar espaço para compromisso que seja leal ao mandato da UE, é esse o desafio que temos pela frente", resumiu. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório