Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sete médicos e um trabalhador local sequestrados e mortos na Somália

Sete médicos de uma organização não-governamental (ONG) da Somália e um residente local foram encontrados mortos após terem sido sequestrados a alguns quilómetros a norte de Mogadíscio, informaram hoje a ONG e as Nações Unidas.

Sete médicos e um trabalhador local sequestrados e mortos na Somália
Notícias ao Minuto

12:30 - 29/05/20 por Lusa

Mundo Somália

"Foram encontrados os corpos de sete membros da nossa equipa e de um residente local que foram raptados na quarta-feira do Centro de Saúde de Gololey, gerido pela ONG Zamzam, no distrito de Bal'ad", revelou a organização, num comunicado, divulgado nas redes sociais.

Adam Abdelmoula, representante adjunto do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na Somália, confirmou o incidente e acrescentou que "as informações preliminares indicam que sofreram mortes brutais".

"Os ataques contra edifícios e pessoal médico são inaceitáveis e violam o direito humanitário internacional e qualquer tipo de decência", afirmou Abdelmoula.

O Governo da Somália, através do Ministério da Informação, pediu uma investigação aos acontecimentos e "a detenção dos responsáveis pelo massacre".

As vítimas foram sequestradas, na quarta-feira, em Bal'ad, a 30 quilómetros de Mogadíscio, e os seus corpos foram encontrados, na quinta-feira, em Gololay, onde se situa o centro de saúde onde trabalhavam.

Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelas mortes, numa região alvo frequente de ataques do grupo 'jihadista' Al-Shabab, que controla grande parte das zonas rurais e algumas cidades do centro e do sul da Somália, onde luta para impor um Estado islâmico ultraconservador.

A Somália vive em conflito e caos desde 1991, quando Mohamed Siad Barré foi derrubado, deixando o país sem governo e nas mãos de milícias e senhores da guerra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório