Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Estados Unidos anunciam venda de 84 mísseis ao Kuwait

Os Estados Unidos anunciaram hoje a venda de 84 mísseis Patriot de última geração ao Kuwait, bem como um conjunto de equipamentos destinados a modernizar os sistemas antimísseis do emirado.

Estados Unidos anunciam venda de 84 mísseis ao Kuwait
Notícias ao Minuto

07:05 - 29/05/20 por Lusa

Mundo Mísseis

A venda, num total de 1,4 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros), ajudará a "reforçar a segurança de um aliado fundamental fora da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte], um fator importante de estabilidade política e progresso económico no Médio oriente", indicou o Departamento de Estado norte-americano, em comunicado, citado pela agência francesa AFP.

Os mísseis Patriot PAC-3 vão "melhorar a capacidade do Kuwait para responder às ameaças do presente e futuras, e garantir a segurança das suas infraestruturas de petróleo e gás", acrescenta a mesma fonte, numa alusão aos ataques de setembro de 2019 contra instalações petrolíferas sauditas que os Estados Unidos atribuíram ao Irão.

O contrato de venda dos 84 mísseis intercetores e seus equipamentos, fabricados pelo grupo de indústria militar de defesa americano Lockheed Martin, está avaliado em 800 milhões de dólares (728 milhões de euros).

O contrato inclui ainda um pacote de formação e assistência técnica, a cargo da Lockheed Martin e da Raytheon, avaliado em 425 milhões de dólares (387 milhões de euros).

A tranche relativa à reparação e à substituição de material mais antigo está orçada em 200 milhões de dólares (182 milhões de euros) e será assegurada pelos mesmos dois fornecedores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório