Tribunal confirma "extremismo" de alas de partido da extrema-direita

Um tribunal de Berlim rejeitou hoje uma queixa apresentada pelo partido Alternativa para a Alemanha (extrema-direita) depois de o Governo alemão ter incluído duas das alas da força política num relatório de 2019 sobre extremismo.

Alemanha, Bandeira NÃO USAR

© iStock

Lusa
28/05/2020 16:16 ‧ 28/05/2020 por Lusa

Mundo

Berlim

O Tribunal Administrativo de Berlim argumentou que o Ministério do Interior alemão pode incluir a alas da juventude e de um pequeno grupo conhecido por "The Wing" num relatório sobre organizações que estão a ser monitorizadas por possíveis atividades extremistas.

O relatório foi compilado pelos serviços secretos alemães, que escrutinou as atividades do partido ao longo de um ano no meio de indicações de que alguns membros do Alternativa para a Alemanha estavam ligados a grupos extremistas.

O partido, conhecido pelo acrónimo AfD, negou veementemente perseguir objetivos extremistas e tem em curso um processo interno para expulsar um membro sénior que escondeu as suas ligações do seu passado a um grupo neo-nazi.

O tribunal administrativo de Berlim indicou existirem provas "evidentes" que demonstram que a juventude partidária e a "The Wing", que foi recentemente desmembrado, procuram criar uma população etnicamente homogénea na Alemanha que exclui os estrangeiros.

O mesmo tribunal indicou também que as duas alas em causa fizeram "um manto de acusações" contra a religião muçulmana.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas