Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Na Rússia, profissionais de saúde arriscam vida... sem direito a aplausos

Médicos e enfermeiros russos dizem-se alvo de grande hostilidade.

Na Rússia, profissionais de saúde arriscam vida... sem direito a aplausos
Notícias ao Minuto

12:57 - 28/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Os profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à Covid-19 têm sido alvo, um pouco em todo o mundo, de homenagens, em que muitas pessoas vão às varandas e janelas aplaudi-los como forma de agradecimento pelo seu esforço.

Algo que não sucede na Rússia, onde os profissionais de saúde dizem trabalhar sobre alta pressão e ser alvo de grande hostilidade.

Tatyana Revva, uma enfermeira dos cuidados intensivos na cidade de Kalach-on-Don decidiu reportar, em março, as condições de trabalho dos profissionais de saúde no hospital onde trabalha. Fê-lo partilhando um vídeo com o Doctors Alliance, um grupo de defesa alinhado com a oposição política russa. 

A mulher alega que foi alvo de um processo e chamada a prestar declarações à polícia. Segundo conta à CNN, a polícia terá ido averiguar as condições e o equipamento disponível no hospital. Uma investigação que aconteceu, contudo, apenas um mês depois da sua denúncia.

"Podem imaginar a quantidade de coisas que foram compradas após a divulgação do vídeo", refere, denunciando o facto de as investigações não terem sido levadas a cabo na altura certa, para comprovar a veracidade da sua denúncia.

A enfermeira diz que teme agora algum tipo de punição por parte do hospital.

A CNN tentou confrontar a polícia mas não obteve resposta. Também não conseguiu contactar a administração do hospital, mas lembra que na altura o médico chefe Oleg Kumeiko  alegou que era tudo mentira.

Recorde-se, ainda, que são muitas as teorias acerca da doença no país, muitas delas acusando os profissionais de se estarem a tentar aproveitar da pandemia. Entre elas, refere-se que o vírus foi inventado por médicos para controlar a sociedade, ou que os médicos estão a omitir os verdadeiros números da Covid-19, ou, ainda, que o pessoal médico atribui a Covid-19 a mortes que não foram devido a esta doença, para receberem mais dinheiro do governo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório