Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Minneapolis palco de novos confrontos contra morte de George Floyd

Manifestantes atacaram lojas e esquadra da polícia de Minneapolis.

Notícias ao Minuto

07:18 - 28/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Os protestos contra a morte de George Floyd, afroamericano que morreu após o alegado exagero de força usado pela polícia na sua detenção, prosseguem. As manifestações, que tiveram a cidade de Minneapolis como palco, atingiram contornos violentos e fizeram, inclusive, uma vítima mortal esta noite.

Os protestos acabaram em confrontos com a polícia, que disparou balas de borracha e granadas de gás lacrimogéneo, tendo alguns manifestantes saqueado armazéns Target e incendiado uma loja de componentes automóveis.

Em causa está a revolta contra a polícia norte-americana que se vê novamente envolta em polémica após o vídeo de uma detenção que resultou em morte se ter tornado público. 

George Floyd, de 40 anos, morreu na segunda-feira, depois de ser detido por suspeita de ter tentado pagar com uma nota falsa de 20 dólares num supermercado. "Não consigo respirar" avisou, várias vezes, ao longo dos intermináveis minutos em que um agente da polícia lhe pressionava o pescoço com o joelho.

A polícia alegou que o Floyd resistiu à prisão, mas novas imagens, captadas pelas câmaras do restaurante em frente ao qual ocorreu a detenção, mostraram-no a ser conduzido para a viatura policial, de mãos algemadas nas costas e sem oferecer resistência. Quatro polícias foram entretanto suspensos.

A casa do agente que terá asfixiado o afroamericano também foi alvo de atos de vandalismo, com inscrições a tinta vermelha da palavra "assassino".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório