Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Argélia convoca embaixador francês após documentários sobre Hirak

A Argélia decidiu convocar "imediatamente" para consultas o seu embaixador em França após a difusão na terça-feira de documentários televisivos sobre o movimento de contestação antirregime, indicou em Argel o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Argélia convoca embaixador francês após documentários sobre Hirak
Notícias ao Minuto

20:27 - 27/05/20 por Lusa

Mundo Argélia

"O caráter recorrente de programas difundidos pelas cadeias televisivas públicas francesas, incluindo as últimas na France 5 e no Canal parlamentar, em 26 de maio, em aparência espontâneas e sob o pretexto da liberdade de expressão, constituem de facto ataques contra o povo argelino e as suas instituições, incluindo o Exército nacional popular [ANP]", afirma o ministério em comunicado.

As mobilizações do 'Hirak', o movimento de contestação antirregime que se prolongaram ininterruptamente na Argélia desde fevereiro de 2019, foram interrompidas devido à emergência da crise sanitária.

Em março, e no âmbito das medidas para evitar a propagação do novo coronavírus, foram proibidas as concentrações de pessoas, sejam de caráter político, religioso, cultural ou desportivo.

Desde o início da pandemia e a interrupção forçada das manifestações do 'Hirak', cidadãos e organizações de defesa dos direitos humanos têm denunciado a contínua repressão contra os opositores políticos, jornalistas e media independentes, apesar dos riscos sanitários, e ainda contra jovens que colocam as suas opiniões na rede social Facebook.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório